CRIME
PM apreendeu mais de 1,5 tonelada de drogas e 1.400 armas no ano de 2024
O revólver foi o tipo de armamento mais apreendido, com 694 unidadesA Polícia Militar de Alagoas teve um ano histórico em 2024 no combate ao crime, registrando apreensões expressivas de ilícitos no estado. Ao longo do ano, a corporação recolheu mais de 1,5 tonelada de entorpecentes e retirou 1.400 armas de fogo de circulação. Os números foram compilados pelo setor de Estatísticas e Análise Criminal da PM.
O revólver foi o tipo de armamento mais apreendido, com 694 unidades, o que representa pouco mais de 49% do total de armas retiradas de circulação. A PM também registrou apreensões de espingardas, pistolas, submetralhadoras e fuzis.
Quanto às drogas, a maconha foi a substância mais apreendida, totalizando pouco mais de 1,2 tonelada, o que corresponde 79% do total de entorpecentes apreendidos em 2024. Além disso, 269 quilos de cocaína e 46 quilos de crack foram retirados das ruas em ações da PM.
O Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), responsável pela segurança em Maceió e nas cidades vizinhas, foi responsável pela maior parte das apreensões de armas e drogas. A unidade retirou de circulação 791 armas e mais de 1 tonelada de entorpecentes, o que representa 56% do total de armas e 66% das drogas apreendidas no estado.
O Batalhão de Rotam se destacou como a unidade com o maior número de apreensões, com 250 armas e mais de 430 quilos de drogas. O 4º Batalhão, que atua em bairros como Farol e Clima Bom, liderou a quantidade de armas apreendidas na área do CPRM, com 91 unidades retiradas de circulação. Já o 5º Batalhão, responsável pelo policiamento no bairro do Benedito Bentes, destacou-se nas apreensões de drogas, com mais de 120 quilos recolhidos.
No interior, o 3º Batalhão, responsável pelo policiamento em Arapiraca e região, foi a OPM destaque nas apreensões de armas, com 136 unidades retiradas de circulação. O 2º Batalhão, que faz parte do Comando de Policiamento do Norte e Zona da Mata, com sede em União dos Palmares, foi o líder em apreensões de drogas, com mais de 182 quilos.