ARAPIRACA
Farmácia em AL é autorizada a manipular e comercializar cannabis medicinal
Juiz destacou que a Anvisa tem um papel regulador, mas não pode criar obstáculos indevidosA Justiça Federal em Alagoas (JFAL) concedeu autorização para que uma farmácia de manipulação em Arapiraca, cujo nome não foi divulgado, possa produzir e comercializar insumos farmacêuticos e matérias-primas derivados da cannabis medicinal.
A decisão foi assinada pelo juiz federal Feline de Oliveira Wanderley, da 1ª Vara de Alagoas, e impede que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária Estadual de Alagoas apliquem sanções contra o estabelecimento.
Com isso, a farmácia poderá manipular e disponibilizar produtos à base de cannabis tanto de forma artesanal quanto industrializada. O magistrado acompanhou o entendimento do Ministério Público Federal (MPF), que argumenta que a diferenciação entre os tipos de manipulação não possui respaldo legal.
Na sentença, o juiz destacou que a Anvisa tem um papel regulador, mas não pode criar obstáculos indevidos.
O uso medicinal da cannabis tem sido indicado para o tratamento de diversas doenças e distúrbios, como Alzheimer, Parkinson, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ansiedade, entre outros.