Meio Ambiente

IMA registra 174 focos de incêndio no período de uma semana em Alagoas

Município de Coruripe apresentou maior número de ocorrências
Por Tamara Albuquerque 23/01/2025 - 15:40
A- A+
IMA-AL
Incêndio registrado na Área de Proteção Ambientel de Murici
Incêndio registrado na Área de Proteção Ambientel de Murici

O Instituto de Meio Ambiente  (IMA) de Alagoas divulgou no boletim de monitoramento de focos de queimadas um quantitativo assustador dessas ocorrências no período de uma semana, entre 12 a 18 de janeiro. Foram registrados nada menos que 174 focos de incêndio no estado, sendo 151 deles em áreas remanescentes de vegetação ou unidade de conservação, além das ocorrências em propriedades rurais.

O boletim mostra que 13 incêndios afetaram unidades de conservação em Alagoas, sendo 8 na APA de Murici, 4 na APA da Marituba do Peixe, que abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo; e um foco na Reserva Extrativista (Resex) de Jequiá da Praia.

Além disso, 31 focos de incêndio afetaram vegetação do tipo Floresta Ombrófila (16),  Floresta Estacional (3); Transição Fitoecológicas (6); Formações Pioneiras (3) e Caatinga( 3 casos). O boletim não cita possíveis causas, mas a fiscalização mostra que ações de pessoas são o maior motivo.

Em Alagoas, o município de Coruripe, no litoral Sul, apresentou maior número de ocorrências de focos de incêndio no período, com 13 casos. O ranking aponta em seguida: Pilar com 11 casos, São Luís do Quitunde com 11 casos, Jacuípe com 10, Traipu com 10.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato