Meio Ambiente
IMA registra 174 focos de incêndio no período de uma semana em Alagoas
Município de Coruripe apresentou maior número de ocorrênciasO Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas divulgou no boletim de monitoramento de focos de queimadas um quantitativo assustador dessas ocorrências no período de uma semana, entre 12 a 18 de janeiro. Foram registrados nada menos que 174 focos de incêndio no estado, sendo 151 deles em áreas remanescentes de vegetação ou unidade de conservação, além das ocorrências em propriedades rurais.
O boletim mostra que 13 incêndios afetaram unidades de conservação em Alagoas, sendo 8 na APA de Murici, 4 na APA da Marituba do Peixe, que abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo; e um foco na Reserva Extrativista (Resex) de Jequiá da Praia.
Além disso, 31 focos de incêndio afetaram vegetação do tipo Floresta Ombrófila (16), Floresta Estacional (3); Transição Fitoecológicas (6); Formações Pioneiras (3) e Caatinga( 3 casos). O boletim não cita possíveis causas, mas a fiscalização mostra que ações de pessoas são o maior motivo.
Em Alagoas, o município de Coruripe, no litoral Sul, apresentou maior número de ocorrências de focos de incêndio no período, com 13 casos. O ranking aponta em seguida: Pilar com 11 casos, São Luís do Quitunde com 11 casos, Jacuípe com 10, Traipu com 10.