Meio Ambiente

Projeto Aflora Mangue conclui mais uma etapa com plantio no Bom Parto

Margem da Lagoa Mundaú já recebeu o plantio de 10 mil mudas
Por Assessoria 19/02/2025 - 14:28
A- A+
Assessoria
Mudas utilizadas na recomposição vegetal no Bom Parto foram  produzidas na área do projeto Aflora Mangue
Mudas utilizadas na recomposição vegetal no Bom Parto foram produzidas na área do projeto Aflora Mangue

O Projeto Aflora Mangue finalizou mais uma etapa com a conclusão do plantio de 3.525 mudas de espécies nativas de manguezal em 1,41 hectare, às margens da Lagoa Mundaú, no Bom Parto. Com isso, somando-se à ação realizada no Flexal, o projeto alcança mais de 10 mil mudas plantadas em aproximadamente 4,5 hectares. A iniciativa prevê a recomposição de um total de 47 hectares de manguezal.

Os manguezais são ecossistemas essenciais para a fauna aquática e terrestre, atuando como berçários para diversas espécies e protegendo o solo das margens de rios e lagoas contra a erosão. Sua preservação é fundamental para o equilíbrio ambiental e o bem-estar das comunidades locais.

A implementação de medidas de compensação ambiental consta no Termo de Acordo Socioambiental, firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal e Braskem, com participação do Ministério Público do Estado de Alagoas e adesão do Município de Maceió.

Cuidados

Atualmente, as áreas plantadas estão em fase de manutenção e monitoramento. O acompanhamento contínuo avalia o crescimento das plantas por meio de indicadores como altura e diâmetro do caule.

As mudas utilizadas na recomposição vegetal no Bom Parto foram coletadas e produzidas na própria área do projeto Aflora Mangue. Antes do plantio, o solo passou por um período de "repouso" para absorver os nutrientes da água trazida pelo movimento das marés.

Espécies

A zona do mangue vermelho é aquela mais próxima da lagoa e fica a maior parte do tempo submersa. Nesse ambiente, destacam-se as enormes raízes expostas (pneumatóforos), facilmente confundidas com caules.

O mangue preto fica na faixa um pouco mais distante da lagoa, mas ainda recebe influência direta das marés. Nessa zona o solo fica seco quando a maré baixa e submerso quando a maré sobe. As raízes expostas pontiagudas e retorcidas são características da vegetação nessa área.

Já o mangue branco está na zona mais distante da lagoa e fica submerso apenas nas marés mais altas. As raízes emergem em menor quantidade do solo, e se diferenciam das demais espécies pela cor avermelhada das hastes que ligam as folhas ao tronco.

Plantio no Flexal

No Flexal, em 3 hectares próximos ao Riacho do Silva, foram plantadas cerca de 6.800 mudas de espécies nativas de manguezal e Mata Atlântica, adquiridas de viveiros credenciados e produzidas a partir de propágulos “sementes”, que são partes da planta utilizada para produzir uma nova planta, coletados na própria área do projeto. Assim como no Bom Parto, a área está em fase de manutenção e monitoramento.


Encontrou algum erro? Entre em contato