DEFESA CIVIL

Mata Grande e Santana do Ipanema tem situação de emergência reconhecida

Prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil
Por Redação com Assessoria 19/03/2025 - 13:39
A- A+
Divulgação
Prefeitura de Santana do Ipanema
Prefeitura de Santana do Ipanema

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira, 18, a situação de emergência em 28 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Mata Grande e Santana do Ipanema foram os munícipios reconhecidos situação de emergência em Alagoas.

Passam por um período de estiagem os municípios Pedro Alexandre, na Bahia; Itaporanga, São Vicente do Seridó e Vieirópolis, na Paraíba; Araripina e Caruaru, em Pernambuco, e Constantina, Giruá, Jóia, Pântano Grande, Planalto, Santo Ângelo, Santo Cristo, Segredo, Sobradinho e Trindade do Sul, no Rio Grande do Sul.

Foram castigadas por chuvas intensas as cidades de Capitólio e Paraopeba, em Minas Gerais; Bonito, Monte Alegre e Placas, no Pará, e Guaramirim, em Santa Catarina.

Já Paranaguá, no Paraná, foi atingida por alagamentos, enquanto Cachoeira Paulista, em São Paulo, por vendaval, e Maratá, no Rio Grande do Sul, por enxurradas.

Por fim, o município de Carira, em Sergipe, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa da seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.


Encontrou algum erro? Entre em contato