BAIRROS AFUNDANDO

Governo federal realiza visita técnica ao bairro do Pinheiro nesta quinta

Ação faz parte do treinamento para a implantação de um projeto Defesa Civil
Por Redação 03/04/2025 - 08:01
A- A+
Afrânio Bastos/Extra
Bairro do Pinheiro está desocupado devido ao afundamento
Bairro do Pinheiro está desocupado devido ao afundamento

Técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres realizam visitas técnicas nesta quinta-feira (3), em Maceió, para aprimorar protocolos de monitoramento e resposta a desastres. A ação faz parte do treinamento para a implantação do Projeto Defesa Civil Alerta em Alagoas.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O projeto utiliza um sistema de transmissão de alertas sonoros e visuais via celular (cell broadcast) para informar sobre riscos e emergências.

A partir das 8h, os técnicos visitarão o bairro do Pinheiro e as Salas de Monitoramento da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O objetivo é ajustar pontos de alerta e otimizar a comunicação com a população.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, afirmou que os dados coletados permitirão o envio de alertas mais precisos à população. Segundo ele, o funcionamento do sistema depende da integração entre os órgãos municipais e estaduais.

A programação prevê, às 8h, a ida dos técnicos ao Centro de Monitoramento da Defesa Civil Municipal, seguida de visita ao bairro do Pinheiro. Às 10h, a equipe se deslocará para a Sala de Monitoramento da Semarh, onde serão avaliadas as condições para a implementação do projeto.

O Defesa Civil Alerta será totalmente operacionalizado em Alagoas até o final deste mês. O sistema, que será implantado em todo o país, busca reforçar a prevenção e resposta a desastres naturais por meio do envio de notificações diretas para celulares da população em áreas de risco.


Encontrou algum erro? Entre em contato