PÚBLICO PRIORITÁRIO

Mobilização pretende vacinar 1,3 milhão de pessoas contra a gripe em AL

Vacina contra o vírus Influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação
Por Brasil 61 08/07/2025 - 14:28
A- A+
Secom Maceió
Vacinação contra a Influenza
Vacinação contra a Influenza

A influenza continua predominando em grande parte dos estados brasileiros. O alerta é do Ministério da Saúde. Por isso, as Unidades de Saúde dos municípios alagoanos estão mobilizadas para reforçar a vacinação contra a gripe. No estado, 1,3 milhão pessoas fazem parte do público prioritário.

A partir de agora, a vacina contra o vírus Influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e será oferecida para os grupos prioritários durante todo ano. Em 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73 milhões e 600 mil doses, que serão distribuídas em todo o país.

E os dados reforçam a importância da vacinação: entre janeiro e 21 de junho (SE 25), foram registrados em Alagoas 80 casos de Síndrome Respiratória Aguda por influenza e 3 óbitos.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina da gripe evita de 60% a 70% dos casos graves e mortes. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, explica mais:

“A vacina é importante porque diminui o risco de infecção. Apesar de não ter uma eficácia de 100% para proteger contra a infecção, ela diminui o risco de se infectar. A vacina também diminui significativamente o risco de formas graves da doença e de hospitalização. Então por isso ela é importante, ela acaba resultando na diminuição do número de mortes pela doença.”

A meta é atingir 90% do público prioritário do Calendário Nacional de Vacinação, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, e idosos com 60 anos e mais. Para os outros grupos serão contabilizadas as doses aplicadas.


Encontrou algum erro? Entre em contato