POLÍTICA
Deputados alagoanos compõem lista dos que não apresentaram projetos em 2025
Levantamento também mostra a ausência de parlamentares do estado entre os mais produtivos
Dos 513 parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados, 65 deles, o equivalente a quase 13% da Casa, não apresentaram um projeto de lei sequer neste ano. Os dados são de levantamento do Congresso em Foco, coletados em 25 de julho na página oficial da Câmara de cada parlamentar. Chama a atenção o nome do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) na lista.
Segundo o site, o objetivo do levantamento é garantir transparência, fiscalização e informação aos eleitores. Portanto, não há a intenção de rivalizar os deputados. Além disso, a atividade legislativa é complexa e há outros instrumentos que podem medir o desempenho dos deputados.
Além de Lira, aparece na lista dos "sem projetos" o deputado por Alagoas Isnaldo Bulhões Júnior (MDB).
Com o ano legislativo já na metade, o levantamento com dados da Câmara dos Deputados também identifica quais foram os parlamentares que mais apresentaram projetos de lei (PL) nos seis primeiros meses do ano até 25 de julho. Apesar do período relativamente médio, os três deputados que mais protocolaram matérias ultrapassaram a marca de 100 projetos de lei.
A lista contempla na liderança o deputado Duda Ramos (MDB-RR), com 159 projetos de lei. Em seguida vem Amom Mandel (Cidadania-AM), com 121, e o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) completa o pódio, com 106 projetos de lei. Não há parlamentar da bancada de Alagoas nesta relação, entre o grupo que mais produziu projetos.
Um dos temas mais discutidos na Câmara dos Deputados, a segurança pública também é alvo de projetos de lei dos dez parlamentares que mais apresentaram proposições.