EX-PRESIDENTE

Carro usado por Collor vai parar em acervo com outros 500 veículos em SP

Veículo faz parte de um dos maiores acervos de carros antigos da América Latina
Por Redação 21/10/2025 - 09:30
A- A+
Reprodução/Record
Mercedes-Benz 560 SEL usado por Collor foi recebido como presente da fabricante
Mercedes-Benz 560 SEL usado por Collor foi recebido como presente da fabricante

No subsolo de um edifício no Brooklin, zona sul de São Paulo, está guardada uma coleção com quase 500 carros antigos, incluindo o Mercedes-Benz 560 SEL usado pelo ex-presidente Fernando Collor. O veículo faz parte de um dos maiores acervos de carros antigos da América Latina.


A coleção foi visitada pelo programa Balanço Geral, em matéria publicada na segunda-feira, 20, que mostrou veículos de diferentes épocas e procedências. Entre os destaques, estão o Pontiac Bonneville, de 1970, e o Lincoln Continental, de 1982, que representam a diversidade do acervo.

O Mercedes-Benz 560 SEL usado por Collor foi recebido como presente da fabricante. Ele circulou em eventos oficiais e ganhou destaque por marcar o período em que o então presidente reabriu a importação de veículos no Brasil, permitindo a entrada de modelos de luxo e importados.

“O Mercedes-Benz 560 SEL usado pelo ex-presidente Fernando Collor faz parte de um dos maiores acervos de carros antigos da América Latina.”

O carro mantém as bandeiras do Brasil fixadas na carroceria, seguindo o padrão de veículos presidenciais da época. Segundo os responsáveis pela garagem, ele é um dos itens que representa a história política recente do país, estando preservado como parte da coleção.

A garagem subterrânea abriga modelos que também pertenciam a personalidades, artistas e colecionadores, com veículos trazidos dos Estados Unidos e outros países. O acervo está distribuído em cinco andares abaixo do nível da rua e tem valor estimado em cerca de R$ 250 milhões.


Encontrou algum erro? Entre em contato