UNIÃO DOS PALMARES
MP recomenda manutenção do nome Palácio Municipal Zumbi dos Palmares
Município é reconhecido como território histórico ligado à figura de Zumbi
O Ministério Público de Alagoas abriu procedimento administrativo nesta segunda-feira, 10, e expediu recomendação para que o nome Palácio Municipal Zumbi dos Palmares seja mantido na sede da Prefeitura de União dos Palmares. A iniciativa surgiu após aprovação na Câmara Municipal para retornar a denominação Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros.
A Câmara aprovou a alteração em duas etapas: proposta apresentada em 20 de outubro e votação favorável em 3 de novembro. O texto cita serviços de Gomes de Barros à administração pública, no entanto, a nova denominação só terá validade após sanção e publicação no Diário Oficial.
A promotora Jheise de Fátima Lima da Gama aponta que a alteração pode representar retrocesso na preservação da memória afro-alagoana e na promoção da igualdade racial. O município é reconhecido como território histórico ligado à figura de Zumbi, referência da resistência no Quilombo dos Palmares.
O Ministério Público afirma ainda que irá acompanhar e fiscalizar a preservação da nomenclatura, com base na Constituição Federal, no Estatuto da Igualdade Racial e em diretrizes sobre enfrentamento ao racismo.
Serra da Barriga
União dos Palmares abriga a Serra da Barriga, área do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, data que marca o Dia da Consciência Negra. O nome do prédio já havia sido alterado em outubro de 2023 para a atual identificação.
Antônio Gomes de Barrosl, por outro lado, foi prefeito na década de 1950, deputado estadual e vice-governador. O edifício, construído na gestão de Manoel Gomes de Barros, filho de Antônio, recebeu o nome em homenagem ao pai.



