O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) realizará no dia 28 de novembro, às 10h, o evento de lançamento do “Manual da Recarga Segura”. O guia, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e a Equatorial Energia Alagoas, será a principal referência técnica do estado para a instalação segura e em conformidade de estações de recarga de veículos elétricos e híbridos em condomínios e residências.
A iniciativa visa sanar dúvidas do setor da construção civil, síndicos e proprietários, diante do crescimento exponencial da eletromobilidade no mercado. O manual enfatiza que a instalação de carregadores é uma obra crítica de infraestrutura, exigindo um rigoroso protocolo de segurança e responsabilidade técnica.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
De acordo com a conselheira e coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-AL, eng.ª eletricista Michelle Palladino, a chegada dos carros elétricos não é só uma questão de sustentabilidade, é uma questão de segurança pública. “Estamos falando de alterações na infraestrutura elétrica que, se mal executadas, podem causar grandes sinistros. Por isso, criamos esta cartilha em conjunto com o CBMAL, Equatorial e outras entidades como Sinduscon e Ademi, para ser a principal base da sociedade alagoana neste assunto. Nosso objetivo é claro: garantir que cada recarga seja feita com segurança, protegendo vidas e patrimônios”, disse.
No guia é estabelecido os procedimentos numa ordem cronológica clara, desde o estudo de viabilidade técnica até a conformidade final, destacando a necessidade de comunicação com a Equatorial para adequação de carga e segurança da rede; a obrigatoriedade de seguir a diretriz nacional define parâmetros mínimos de prevenção e combate a incêndios; e dever de proprietários e síndicos de exigir a ART para proteger o patrimônio e evitar corresponsabilidade civil e criminal por sinistros.
O Manual da Recarga Segura é uma produção do Crea-AL com coprodução do Corpo Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Equatorial Energia, e apoio da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel-AL), do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL).
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.