Solidariedade
HU, em Maceió, pede doações para o banco de leite para recém nascidos
Estoque abaixo do ideal compromete atendimento na UTI Neonatal e UCI
O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), enfrenta um déficit no estoque de leite humano pasteurizado e faz um apelo urgente para novas doações. A situação preocupa a equipe de saúde, já que o alimento é essencial para recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Mães que tenham disponibilidade para doar podem entrar em contato pelo telefone (82) 3202-3945. O HU oferece transporte gratuito para a coleta do leite na residência da doadora, além de orientações completas sobre higienização, armazenamento e entrega do material.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HU, Maristela Honório, a quantidade disponível atualmente é inferior à demanda mensal do hospital. “Precisamos, em média, de 20 litros de leite humano por mês, mas hoje contamos com apenas 14 litros. A doação é fundamental para evitar a falta em momentos críticos e garantir a continuidade do atendimento aos bebês”, destacou.
A doação de leite humano é considerada um gesto simples, mas capaz de salvar vidas, principalmente de bebês prematuros ou com baixo peso, por oferecer proteção contra infecções e contribuir para uma melhor recuperação clínica e desenvolvimento saudável.
Um único potinho de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos. Para se tornar doadora, a mulher deve estar saudável e não fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.
O Banco de Leite Humano do HU atua na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite, seguindo rigorosamente as normas sanitárias e de segurança.



