ENTENDA
Laudo sobre acidente com 16 romeiros mortos em Alagoas entra na fase final
Perícia analisa tacógrafo e aguarda conclusão técnica
O laudo pericial sobre o acidente que deixou 16 romeiros mortos e mais de 20 feridos em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, está na fase final de elaboração. A informação foi confirmada pelo perito criminal Gerard Deokaran nesta sexta-feira, 13.
O ônibus saiu da pista ao fazer uma curva e caiu em uma ribanceira de mais de cinco metros no dia 3 de fevereiro. Segundo o perito, o tacógrafo — equipamento responsável por registrar a velocidade do veículo — pode estar descalibrado.
“A gente está na fase de conclusão do laudo, então não podemos afirmar se foi velocidade excessiva do condutor. A gente acredita que até a semana que vem a gente vai ter uma resposta. Sobre o tacógrafo, os peritos analisaram e constataram que não estava com valores dentro da normalidade”, afirmou Deokaran em entrevista à TV Gazeta.
Apesar da possível irregularidade no equipamento, o perito explicou que ainda existe a possibilidade de identificar, por outros meios técnicos, qual era a velocidade do ônibus no momento do acidente.
As investigações da Polícia Civil apontam falha humana como causa do sinistro. No entanto, Deokaran adotou cautela e ressaltou que são necessárias mais informações técnicas antes de qualquer conclusão definitiva.
De acordo com o delegado Diego Nunes, titular do 38º Distrito Policial de São José da Tapera, equipes já realizaram oitivas com pessoas ligadas à empresa proprietária do veículo, com a organização responsável pela romaria e com testemunhas que presenciaram o acidente. Os depoimentos permitiram traçar uma linha inicial de investigação sobre o que pode ter provocado a tragédia.
A expectativa é de que o laudo seja concluído nos próximos dias.



