O desempenho dos estudantes brasileiros nas três áreas do conhecimento avaliadas pelo Pisa 2022 não apresentou avanço após a pandemia. Essa avaliação, reconhecida internacionalmente como uma das principais referências para a qualidade da educação básica, revelou que o Brasil registrou, após uma década sem melhorias substanciais, uma pequena queda ou estabilidade em suas notas. Paralelamente, países considerados ricos experimentaram níveis de queda "sem precedentes".
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou os resultados do Pisa nesta terça-feira (5) em Paris. Estes são os primeiros dados que permitem comparar o impacto da pandemia do coronavírus, e consequente fechamento de escolas, no aprendizado dos alunos em diversas partes do mundo, nas áreas de matemática, leitura e ciências.
Os dados indicam que a crise sanitária teve um impacto global significativo na média das notas dos países membros da OCDE, representando uma perda de mais de meio ano de aprendizado em matemática entre 2018 e 2022. O Pisa avaliou 690 mil estudantes de 15 anos em 81 países e regiões do mundo. A prova, que tradicionalmente ocorria a cada três anos, foi adiada em um ano devido à pandemia, sendo realizada no ano passado em vez de 2021.
O relatório destaca que, em duas décadas de aplicação do Pisa, a média da OCDE nunca havia experimentado uma mudança superior a quatro pontos em matemática entre edições consecutivas. A queda acentuada de desempenho em muitos países parece estar fortemente relacionada à pandemia de Covid-19.
Os países e territórios asiáticos novamente lideraram os resultados, com Singapura alcançando o melhor desempenho em todas as áreas, seguido por Japão e Coreia. Esses países apresentaram melhorias mesmo durante a pandemia.
O Brasil seguiu a tendência global, registrando queda nas três áreas, embora as perdas tenham sido menos acentuadas em comparação com a média dos membros da OCDE. Matemática foi a área mais afetada, com a nota caindo de 384 para 379 entre 2018 e 2022, sendo 389 há uma década.
A perda de nota em matemática foi particularmente relevante, considerando uma margem de comparabilidade entre diferentes critérios de 2,24 pontos. Nas outras áreas, a oscilação negativa foi menos expressiva. Em leitura, o desempenho diminuiu de 413 pontos em 2018 para 410 em 2022, com metade dos estudantes brasileiros classificados abaixo do nível básico em leitura.
Neste ano, o Pisa concentrou sua avaliação na área de matemática, enfatizando a capacidade dos estudantes de usar e interpretar a matemática em seu cotidiano, em vez de apenas medir a memorização de fórmulas ou conceitos.
Os resultados também revelam que 70% dos estudantes brasileiros têm um desempenho em matemática abaixo do considerado básico para sua idade, indicando dificuldade em utilizar conceitos matemáticos para resolver problemas cotidianos e participar plenamente da sociedade.
Apesar da piora nas médias, o Brasil conseguiu melhorar sua posição no ranking em matemática, passando do 71º lugar para o 65º. No entanto, o país ainda está distante da média da OCDE, que foi de 472 pontos, e continua atrás de nações como Arábia Saudita, Peru, Costa Rica e Colômbia.
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