SERVIÇO PÚBLICO

Governo vai abrir mais 10 mil vagas de concurso até 2026, diz Dweck

Número se soma às 9 mil vagas de concurso autorizadas até agora
Por Redação com sites nacionais 04/03/2024 - 14:13

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, disse que o governo ainda vai abrir mais 9 mil a 10 mil vagas para concurso até 2026, além das 9 mil autorizadas.

“No ano passado [2023], autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, contou a ministra em entrevista ao O Globo.

Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, completou. Dweck repetiu que deverá ser realizada uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), provavelmente entre 2025 e 2026, tendo vagas suficientes para isso.

Embora tenha falado sobre novas vagas para atuar no governo federal, Dweck afirmou não haver espaço no orçamento da União para aumentar ou antecipar o reajuste dos salários de servidores públicos neste ano. A categoria e o governo vivem impasse no reajuste salarial. Enquanto o MGI fomenta a proposta de reajuste salarial de 9%, divididos em duas parcelas (4,5% em 2025 e 4,5% em 2026), servidores públicos cobram reajustes que variam entre 22,71% e 34,32% e a antecipação das parcelas de valores reajustados para 2024.

Representantes do MGI e entidades sindicais se reuniram, na semana passada, para oficializar um acordo. O encontro, porém, terminou sem consenso das partes.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato