ESTAÇÃO DO ANO

Verão termina no dia 19 e abre espaço para a 1ª estação de 2024: o outono

Regiões Norte e Nordeste não têm grandes variações de temperaturas, mas clima fica mais frio
Por Tamara Albuquerque 17/03/2024 - 13:37

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Outono começa no dia 20, com menos calor e dias mais curtos que as noites
Outono começa no dia 20, com menos calor e dias mais curtos que as noites

Os brasileiros iniciam o ano sempre no verão, porque essa estação começa no fim de dezembro. Mas, a primeira estação que tem data para começar em 2024 é o outono, que começa no próximo dia 20 de março e se estende a 20 de junho. Cada uma das estações do ano é um período que apresenta características diferentes com relação ao clima, ao tempo e à luz que recebe do Sol. 

Essas características exercem influências especialmente na vegetação. Essas características não estão presentes em todos os lugares do mundo e, nos próximos da Linha do Equador, elas não são muito perceptíveis. 

De acordo com a localização geográfica do Brasil, as estações do ano apenas são percebidas nos estados da região Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais (nas zonas serranas).

Nas demais regiões do país, como o Norte e Nordeste, não existem grandes variações de temperaturas ao longo do ano. As quatro estações, na ordem do ano em que acontecem no Brasil, são: outono, inverno, primavera e verão.

As características do outono são:

- a temperatura começa a cair;
- o primeiro dia do outono é o equinócio do outono, que é um dos dias do ano em que a duração da luz do dia e da escuridão da noite é a mesma. O outro dia em que luz e noite têm a mesma duração é o equinócio da primavera;
- os dias começam a ficar mais curtos;
- as árvores perdem as folhas.

Quando começa o outono, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração, 12 horas, pois o Sol está em uma posição que os raios solares incidem sob a linha do Equador.

Gradualmente, os dias no outono vão se tornando mais curtos e as noites mais longas, pois a iluminação solar tende a ficar desigual pela inclinação na órbita do planeta.

O término do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de inverno. O solstício de inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, ou seja, no hemisfério Norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul é inverno.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato