IDENTIFICAÇÃO

Emissão da Carteira de Identidade exige regularização do CPF

Cidadão pode consultar no site da Receita Federal se há inconsistência de informações
Por Tamara Albuquerque com assessoria 16/03/2024 - 07:57

ACESSIBILIDADE

POLC/Comunicação
Sistema para emissão da carteira de identidade bloqueia se houver inconsistência em informações
Sistema para emissão da carteira de identidade bloqueia se houver inconsistência em informações

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas fez um alerta nesta quinta-feira, 14, para as pessoas interessadas em solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o órgão, só é possível adquirir o documento se o cidadão estiver regularizado na Receita Federal, pois havendo conflito de informações biográficas com o banco de dados do sistema do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o sistema não permite emitir o novo documento. Em resumo: a pessoa precisa ter o CPF regularizado.

Ocorre que muitas pessoas só descobrem algum problema de inconsistência quando busca atendimento presencial em ações de atendimento à população ou nos postos da rede do Instituto de Identificação. O Instituto ilustrou a situação com o caso do servidor público Hebel Sarmento. Quando a atendente inseriu os dados, ela descobriu que a mãe o servidor havia trocado o sobrenome, mas ele permanecia com o sobrenome anterior, e por isso, precisaria atualizar o CPF com essa nova informação.

A atualização dos dados cadastrais é necessária, porque para a emissão da CIN, o sistema do Instituto de Identificação conversa com o banco de dados da Receita Federal. Quaisquer informações incorretas ou incompletas, como troca de nome, sobrenomes do requerente ou dos genitores, suspensão ou cancelamento do CPF, o sistema alerta sobre a necessidade de regularizar a situação na Receita Federal, completa o instituto.

Portanto, antes de tentar adquirir o novo documento, a pessoa pode, por precaução, verificar se os dados estão desatualizados ou não. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal, no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br e clicar em “Meu CPF”. Em seguida, escolher a opção “Consultar CPF”, preencher os espaços em branco e verificar se o CPF está regular, pendente de regularização, suspenso, titular falecido ou Cancelado.

Se houver a necessidade de atualização, na mesma página, o cidadão deverá escolher a opção “Atualizar CPF”, e em seguida clicar em “Etapas para a realização deste serviço”, onde irão aparecer as opções de canais de prestação para atualizar ou regularizar o seu documento. Após feito o procedimento, basta acompanhar o andamento do pedido de forma on-line.

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