IDENTIFICAÇÃO
Emissão da Carteira de Identidade exige regularização do CPF
Cidadão pode consultar no site da Receita Federal se há inconsistência de informaçõesO Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas fez um alerta nesta quinta-feira, 14, para as pessoas interessadas em solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o órgão, só é possível adquirir o documento se o cidadão estiver regularizado na Receita Federal, pois havendo conflito de informações biográficas com o banco de dados do sistema do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o sistema não permite emitir o novo documento. Em resumo: a pessoa precisa ter o CPF regularizado.
A atualização dos dados cadastrais é necessária, porque para a emissão da CIN, o sistema do Instituto de Identificação conversa com o banco de dados da Receita Federal. Quaisquer informações incorretas ou incompletas, como troca de nome, sobrenomes do requerente ou dos genitores, suspensão ou cancelamento do CPF, o sistema alerta sobre a necessidade de regularizar a situação na Receita Federal, completa o instituto.
Portanto, antes de tentar adquirir o novo documento, a pessoa pode, por precaução, verificar se os dados estão desatualizados ou não. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal, no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br e clicar em “Meu CPF”. Em seguida, escolher a opção “Consultar CPF”, preencher os espaços em branco e verificar se o CPF está regular, pendente de regularização, suspenso, titular falecido ou Cancelado.
Se houver a necessidade de atualização, na mesma página, o cidadão deverá escolher a opção “Atualizar CPF”, e em seguida clicar em “Etapas para a realização deste serviço”, onde irão aparecer as opções de canais de prestação para atualizar ou regularizar o seu documento. Após feito o procedimento, basta acompanhar o andamento do pedido de forma on-line.
Publicidade