ABSTENÇÃO ALTA

Menos de 50% dos inscritos fizeram o Enem dos concursos, diz ministra

Gabarito oficial será divulgado nesta terça-feira, mesmo prazo para entrar com recursos
Por Tamara Albuquerque com agências 19/08/2024 - 13:56

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
CNU terá gabarito das provas divulgado nesta terça-feira
CNU terá gabarito das provas divulgado nesta terça-feira

A ministra Esther Dweck, responsável pela Gestão e Inovação em Serviços Públicos, anunciou que apenas 1 milhão de candidatos compareceram ao Concurso Nacional Unificado (CNU) realizado neste domingo (18). Com mais de 2,1 milhões de inscritos, a taxa de abstenção chegou a 52%. Caderno de provas divulgado, agora é esperar o gabarito oficial que sai nesta terça-feira,20, mesmo dia em que abre o prazo para recurso.

O governo federal considera o índice normal em comparação a outros certames. “Cerca de 1 milhão de pessoas realizaram a prova hoje. A gente está fechando a apuração, precisa ter a resposta de todas as salas. Já temos um percentual bastante alto, mas nossa estimativa é que chegue bem próximo de 1 milhão de pessoas que realizaram a prova efetivamente”, disse Dweck. 

O Distrito Federal foi a localidade com a menor taxa de abstenção. O Ceará foi o estado com maior nível de abstenção, segundo Dweck. A ministra declarou ainda não haver um recorte por região. “O concurso do Banco Central teve 62% de abstenção. O do Banco do Brasil, que teve 1 milhão de inscritos, teve em torno de 50%. Até surpreende, dada a envergadura, a quantidade de municípios e de pessoas fazendo prova pela primeira vez.”

O bloco 8, voltado para candidatos com ensino médio, apresentou a maior taxa de abstenção. O Distrito Federal foi a unidade federativa que registrou a menor. Cerca de 500 candidatos foram desclassificados, o que representa apenas 0,05% do total de inscritos. A principal razão para a desclassificação foi a saída do local de prova com o caderno de questões. As provas transcorreram de forma tranquila, com apenas 0,2% dos locais enfrentando algum tipo de problema.

Confira o cronograma do Concurso Unificado:


O CNU, popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, se destacou por ser realizado simultaneamente em todas as regiões do Brasil. Essa abordagem permitiu que os candidatos se inscrevessem em diferentes blocos, facilitando a participação. Ao todo, estão disponíveis 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Dweck também ressaltou a diversidade socioeconômica dos participantes, evidenciando a importância do concurso para a inclusão de diferentes perfis na administração pública.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato