Assistência Social
Bolsa Família registra 1,55 milhão de novos estudantes acompanhados em 2025
Ações do MDS reduziram em 10,5% o número de estudantes fora do sistema educacional
Durante 2025, mais de 1,55 milhão de crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família passaram a ter matrícula e frequência escolar devidamente registradas e acompanhadas no Sistema Presença. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Os estudantes classificados como não localizados são aqueles sem informações inseridas pelas redes de ensino, o que impede a confirmação da frequência escolar. Com a intensificação da busca ativa, o número desse público caiu 10,5%, alcançando o menor índice do ano.
Apenas nos meses de outubro e novembro, mais de 180 mil estudantes foram incluídos no sistema. No mesmo período, 89,2% do público elegível teve a frequência escolar acompanhada, o melhor resultado de 2025. Entre as famílias beneficiárias, 95,49% cumpriram as condicionalidades da educação.
O avanço também foi observado nos municípios. Em fevereiro, 788 cidades registravam menos de 75% de acompanhamento escolar. Ao fim do ano, esse número caiu para 338. A previsão do MDS é ampliar ainda mais os resultados em 2026, com acompanhamento de mais de 95% dos estudantes beneficiários.



