EDUCAÇÃO
DMTT expande viagens para Ufal após protesto de estudantes
Nova configuração inclui cinco linhas adicionais ao sistema de integração temporalO Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió aumentará o número de viagens de ônibus para o Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A partir da ampliação, o total de viagens diárias subirá de 251 para 286, um incremento de 14% comparado ao período anterior à greve da instituição. A medida busca melhorar o acesso dos alunos à universidade.
A nova configuração inclui cinco linhas adicionais ao sistema de integração temporal. Estas linhas são:
— 46 – Village Campestre II / Centro
— 711 – Village Campestre II / Ponta Verde
— 900 – Cruz das Almas / UFAL
— 901 – Benedito Bentes / Eustáquio Gomes (Hospital Metropolitano)
— 903 – Benedito Bentes / Eustáquio Gomes (Village Campestre II).
Com isso, estudantes poderão usar um único crédito para integrar entre essas linhas.
Além das linhas mencionadas, os alunos ainda contarão com a linha 4000 - Circular UFAL, que opera exclusivamente dentro do campus universitário. André Costa, diretor-presidente do DMTT, destacou que a expansão visa atender às solicitações dos estudantes, permitindo maior flexibilidade e integração no transporte.
A linha 4000 foi implementada no dia 15 de julho e, já no dia 16, teve seu trajeto ampliado para melhor atender aos estudantes. A linha agora circula das 6h às 22h30 e conta com um ônibus adicional desde 18 de julho. Costa também mencionou a importância de ajustes contínuos para garantir melhorias sem impactar negativamente outros usuários.
Protesto de estudante
No dia 18 de julho, alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) realizaram um protesto contra a retirada de oito linhas de ônibus do percurso dentro da universidade. Com cartazes e grito de ordem, os estudantes pediram que a medida fosse desfeita pela Prefeitura de Maceió.
O protesto fechou uma das pistas em frente à Ufal. Os estudantes alegam que a linha 400, que passou a fazer o percurso dentro do Campus, não facilita o acesso aos blocos de ensino.