CASO BRASKEM
Coordenador da Defesa Civil de Maceió é denunciado por falsidade ideológica
Ele é acusado de fornecer informações falsas sobre atualizações de risco no bairro Bom PartoO Ministério Público de Alagoas denunciou Abelardo Pedro Nobre Junior, coordenador da Defesa Civil de Maceió, por falsidade ideológica nesta quinta-feira, 1º. Ele é acusado de fornecer informações falsas à Defensoria Pública sobre atualizações de risco no bairro Bom Parto, relacionadas à mineração da Braskem.
A questão começou após a Defensoria Pública solicitar, em 14 de novembro de 2023, informações sobre a inclusão do bairro Bom Parto em novos estudos de risco. Abelardo negou atualizações, afirmando não haver novos dados ou mapas sobre a área.
No entanto, a DPE/AL encontrou um relatório completo datado de 13 outubro do mesmo ano, elaborado pela Defesa Civil e enviado aos ministérios públicos Estadual e Federal, além da Defensoria Pública da União. Esse relatório incluía um novo mapa que não foi apresentado à instituição e um extenso estudo. O estudo e o mapa de risco haviam sido concluídos mais de um mês antes da resposta de Abelardo. A promotora Amélia Adriana de Carvalho Campelo considerou a ação como crime de falsidade ideológica, levando à denúncia.
A denúncia foi formalizada após representação do defensor público Ricardo Melro. O caso foi encaminhado à Justiça de Alagoas, e as investigações continuam enquanto se aguardam mais desdobramentos sobre o caso. Segundo a representação feita pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, a existência do mapa e do relatório há mais de 1 mês antes da resposta de sua requisição, demonstra que o coordenador possuía as informações e as ocultou intencionalmente, configurando informações falsas, além de omitir detalhes importantes após um questionamento oficial.