CASO BRASKEM

Coordenador da Defesa Civil de Maceió é denunciado por falsidade ideológica

Ele é acusado de fornecer informações falsas sobre atualizações de risco no bairro Bom Parto
Por Redação com DPE 02/08/2024 - 19:31
Atualização: 03/08/2024 - 07:22

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Senado
O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Pedro Nobre Júnior durante a CPI
O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Pedro Nobre Júnior durante a CPI

O Ministério Público de Alagoas denunciou Abelardo Pedro Nobre Junior, coordenador da Defesa Civil de Maceió, por falsidade ideológica nesta quinta-feira, 1º. Ele é acusado de fornecer informações falsas à Defensoria Pública sobre atualizações de risco no bairro Bom Parto, relacionadas à mineração da Braskem.

A questão começou após a Defensoria Pública solicitar, em 14 de novembro de 2023, informações sobre a inclusão do bairro Bom Parto em novos estudos de risco. Abelardo negou atualizações, afirmando não haver novos dados ou mapas sobre a área.

No entanto, a DPE/AL encontrou um relatório completo datado de 13 outubro do mesmo ano, elaborado pela Defesa Civil e enviado aos ministérios públicos Estadual e Federal, além da Defensoria Pública da União. Esse relatório incluía um novo mapa que não foi apresentado à instituição e um extenso estudo. O estudo e o mapa de risco haviam sido concluídos mais de um mês antes da resposta de Abelardo. A promotora Amélia Adriana de Carvalho Campelo considerou a ação como crime de falsidade ideológica, levando à denúncia.

A denúncia foi formalizada após representação do defensor público Ricardo Melro. O caso foi encaminhado à Justiça de Alagoas, e as investigações continuam enquanto se aguardam mais desdobramentos sobre o caso. Segundo a representação feita pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, a existência do mapa e do relatório há mais de 1 mês antes da resposta de sua requisição, demonstra que o coordenador possuía as informações e as ocultou intencionalmente, configurando informações falsas, além de omitir detalhes importantes após um questionamento oficial.


Encontrou algum erro? Entre em contato