SEGURANÇA
Maceió recebe 26 novos pontos de videomonitoramento para melhorar trânsito
Ações visam tornar a cidade mais eficiente e acessível, além de garantir maior controle e segurançaA cidade de Maceió passou a contar com 26 novos pontos de videomonitoramento, cobrindo 74 faixas de trânsito em 17 vias. A instalação dos equipamentos de alto desempenho tem como objetivo melhorar a fiscalização e controle do tráfego urbano.
A principal inovação das novas câmeras em relação aos modelos anteriores é a automatização. Diferente das versões anteriores, que dependiam de operadores, os novos dispositivos funcionam de forma independente, sem a necessidade de intervenção humana.
A Braskem, responsável pela instalação, também entregou um novo Centro de Controle Operacional (CCO), que será a base de operação do sistema de videomonitoramento e semáforos inteligentes no Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).
Essa ação integra um conjunto de medidas para aprimorar a mobilidade urbana de Maceió. As obras fazem parte do Termo de Acordo Socioambiental firmado em dezembro de 2020 entre Braskem, MPF, MPE e a Prefeitura de Maceió.
O pacote de mobilidade inclui a construção e recuperação de 33,4 km de vias, 37 km de calçadas acessíveis e ciclovias, e melhorias na drenagem, iluminação e estacionamentos. O orçamento para as obras é de R$ 360 milhões e deve ser executado em três anos e meio.
Essas ações visam tornar a cidade mais eficiente e acessível, além de garantir maior controle e segurança no trânsito. A fiscalização das obras está a cargo do poder público municipal, enquanto as intervenções são realizadas por empresas contratadas pela Braskem.