ECONOMIA
Arthur Lira diz que reforma do Imposto de Renda deve ser votada em agosto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira, 15, que votação da reforma do Imposto de Renda (IR) deverá ficar para agosto.
Ao jornal O Globo, o deputado disse que o relatório do deputado Celso Sabino (PSDB-PA), apresentado na terça-feira e com várias modificações na proposta original do governo, tem apoio da maioria dos líderes dos partidos.
"A votação deve ficar para agosto. Mas por enquanto com muito apoio", disse Lira, que chegou a sugerir a votação ainda nesta semana, mas agora voltou atrás. Para o presidente da Câmara, o parecer deverá ser aprovado apenas com “ajustes”, sem detalhar quais.
Apesar do avanço na votação, os secretários estaduais de Fazenda estão se mobilizando contra o relatório. Em nota divulgada nesta quinta-feira, o presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), Rafael Fonteles, classifica o parecer de “atentado ao sistema federativo” e alerta para prejuízos à prestação dos serviços públicos aos mais pobres.
Segundo estimativas do colegiado, as mudanças no IR vão resultar em perdas de R$ 27 bilhões para o conjunto dos estados e municípios. O bolo arrecadado com o tributo é repartido com os entes federados, diferente de outros tributos como o PIS/Cofins.
Publicidade
Continua após a publicidade