REUNIÃO EM BRASÍLIA
MDB e Lula batem martelo sobre Renan Filho no Ministério dos Transportes
Emedebista foi indicado por ter levado Alagoas ao topo do ranking de rodovias da CNT
Principal cotado para assumir o Ministério dos Transportes, o ex-governador de Alagoas e atual senador, Renan Filho (MDB-AL), vai ser reunir com Lula em Brasília na próxima segunda-feira, 26, para acertar os últimos detalhes de sua função à frente da pasta.
Filho de Renan Calheiros, o emedebista foi indicado por ter levado Alagoas ao topo do ranking de rodovias da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o que o credenciaria para a pasta.relacionadas_esquerda
Além de Renan Filho no Ministério dos Transportes, o MDB terá dois ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Ministério do Meio Ambiente, com Simone Tebet e Cidades. O pleito é uma demanda antiga da legenda, que brigava para assumir duas vagas, além da que será dada à parlamentar.
O martelo sobre os nomes de Renan Filho e Tebet nas respectivas pastas foi batido em reunião de lideranças do MDB com o presidente eleito ontem, disseram integrantes da legenda ao jornal O Globo. Renan Calheiros (MDB), pai do ex-governador, esteve presente.
Lula anunciou ontem 16 nomes para o ministério, que se somam aos cinco divulgados inicialmente no dia 8 de dezembro. Restam ainda 16 cargos a serem preenchidos até a próxima terça-feira (27), quando ele apresentará a relação final.
Além do MDB, o petista negocia a distribuição dos ministérios com o PSD, que deve ficar com os ministérios da Agricultura (a ser entregue provavelmente ao senador Carlos Fávaro, de Mato Grosso) e de Minas e Energia, que tende a ser chefiado pelo também senador Alexandre Silveira (MG).
Publicidade