NO ITAMARATY
Quem é Delis Ortiz, jornalista da Globo agredida por seguranças de Maduro
Funcionários do chavista estavam a serviço do Gabinete de Segurança Institucional do presidente Lula
Depois de uma reunião entre chefes de Estado sul-americanos no Itamaraty, na noite da terça-feira 30, seguranças do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, agrediram jornalistas brasileiros, entre eles, Delis Ortiz, repórter da TV Globo, de 59 anos. Os seguranças do chavista estavam a serviço do Gabinete de Segurança Institucional do presidente Lula.relacionadas_esquerda
Nascida em Cuiabá no dia 5 de julho de 1963, Delis Ortiz trabalhou como correspondente internacional da TV Globo em Buenos Aires de 2011 a 2015 e, a partir de 2016, voltou a atuar como repórter em Brasília.
Antes de se tornar correspondente, Delis era uma das principais repórteres da TV Globo cobrindo notícias políticas em Brasília para o Jornal Nacional. Durante esse período, era comum vê-la apresentando o Bom Dia Brasil em Brasília.
Ao longo de sua carreira, Delis Ortiz recebeu reconhecimento e prêmios por seu trabalho jornalístico. Em 2005, foi uma das vencedoras do VII Prêmio Imprensa Embratel pela reportagem "Abuso Sexual Infantil", produzida para o Globo Repórter. Em 2008, foi indicada ao "Troféu Mulher Imprensa" na categoria "Repórter de telejornal".
Delis Ortiz é mãe de duas filhas, Brenda e Bianca, e é membro da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília.
Governo se posiciona
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a agressão a profissionais de imprensa e afirmou que tomará providências para apurar responsabilidades.
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República também emitiu um comunicado. A pasta subordinada ao presidente Lula disse que se “solidariza com Delis Ortiz”.
Publicidade