INDICAÇÃO

Lira atrasa instalação de grupo sobre fake news e assunto trava na Câmara

Presidente da Câmara afirmou que criaria novo grupo de trabalho para debater um texto “mais maduro”
Por Redação 30/04/2024 - 14:47

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Arthur Lira
Arthur Lira

Após 20 dias de sua decisão de abandonar o Projeto de Lei 2.630/20, mais conhecido como PL das Fake News, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está agora conduzindo a discussão na Casa acerca da regulamentação das redes sociais. No dia 9, Lira anunciou a intenção de formar um grupo de trabalho para debater a regulação e elaborar um documento mais "maduro" para ser levado ao plenário. As informações são do site Rede Brasil Atual. 

No entanto, até o momento, o grupo não foi oficialmente constituído e não foram discutidos os detalhes ou escopo do trabalho.

Na ocasião, Lira justificou que a Câmara não votaria o PL das Fake News conforme apresentado pelo relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), em razão do texto ter causado muitas controvérsias. Ele argumentou que diversas narrativas prejudicaram a avaliação dos parlamentares. "O PL 2630/20 está destinado a não avançar, não conseguimos garantir o apoio parlamentar necessário para votar com a maioria", afirmou.

Lira ainda afirmou que a decisão de criar um GT para debater o tema teria recebido aprovação dos líderes partidários, inclusive pela liderança do governo. Também informou que os parlamentares avaliaram que o caminho mais tranquilo é criação de um grupo de trabalho com duração de 30 a 40 dias, para elaborar texto menos controverso. Sem o PL das Fake News, o debate sobre a regulamentação das redes sociais voltou, na prática, à estaca zero.


Encontrou algum erro? Entre em contato