POLÍTICA
Nova Mesa Diretora da ALE-AL toma posse neste sábado para biênio 2025/2026
Marcelo Victor será reconduzido por unanimidade à presidência da Casa de Tavares BastosA Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realiza neste sábado (1º), às 16h, a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O deputado Marcelo Victor (MDB) será reconduzido por unanimidade à presidência da Casa de Tavares Bastos, marcando o início da 20ª legislatura.
A eleição garantiu a continuidade dos demais integrantes da Mesa, todos reeleitos sem oposição. Bruno Toledo (MDB) assume como 1º vice-presidente, Gilvan Barros Filho (MDB) como 2º vice-presidente e Flávia Cavalcante (MDB) como 3ª vice-presidente. A composição inclui ainda Francisco Tenório (PP) e Ricardo Nezinho (MDB) como 1º e 2º secretários, respectivamente.
Completam a Mesa os deputados Marcos Barbosa (Avante), Carla Dantas (MDB), Silvio Camelo (PV) e Dudu Ronalsa (MDB). A posse oficializa a responsabilidade do grupo pela condução dos trabalhos legislativos e administrativos da ALE, incluindo a organização de sessões e a promulgação de leis.
A Mesa Diretora é o órgão que comanda as atividades parlamentares e administrativas da Assembleia Legislativa. É de competência desse colegiado:
- I – tomar todas as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos;
- II – inspecionar a sede da Assembleia e dirigir seus serviços durante as Sessões Legislativas e nos seus interregnos;
- III – prover a Polícia Interna da Assembleia;
- IV – propor à Assembleia a criação dos cargos e funções necessários ao serviço de sua Secretaria;
- V – propor, por intermédio do 1º Secretário, nomeação, fixação de vencimentos, promoção, suspensão, demissão e aposentadoria de funcionário de sua Secretaria, na forma da lei;
- VI – contratar pessoal necessário às atividades de sua Secretaria;
- VII – assinar os títulos de nomeação dos funcionários da Assembleia e os contratos por estes realizados;
- VIII – conceder licença e férias, na forma da lei, aos funcionários da Assembleia;
- IX – fixar os limites e competência para autorização de despesa;
- X – assinar as Atas das Sessões e os Projetos de Lei, quando remetidos à sanção.
A reeleição dos integrantes ocorreu na sessão ordinária do dia 11 de dezembro, em votação formal e secreta. A nova Mesa assume oficialmente em 1º de fevereiro de 2025, conforme o regimento interno da Assembleia.