POLÍTICA

Nova Mesa Diretora da ALE-AL toma posse neste sábado para biênio 2025/2026

Marcelo Victor será reconduzido por unanimidade à presidência da Casa de Tavares Bastos
Por Redação 31/01/2025 - 15:01
A- A+
Igor Pereira/Ascom ALE
Deputado estadual Marcelo Victor (MDB) foi eleito pela 3ª vez consecutiva presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas
Deputado estadual Marcelo Victor (MDB) foi eleito pela 3ª vez consecutiva presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realiza neste sábado (1º), às 16h, a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O deputado Marcelo Victor (MDB) será reconduzido por unanimidade à presidência da Casa de Tavares Bastos, marcando o início da 20ª legislatura.

A eleição garantiu a continuidade dos demais integrantes da Mesa, todos reeleitos sem oposição. Bruno Toledo (MDB) assume como 1º vice-presidente, Gilvan Barros Filho (MDB) como 2º vice-presidente e Flávia Cavalcante (MDB) como 3ª vice-presidente. A composição inclui ainda Francisco Tenório (PP) e Ricardo Nezinho (MDB) como 1º e 2º secretários, respectivamente.

Completam a Mesa os deputados Marcos Barbosa (Avante), Carla Dantas (MDB), Silvio Camelo (PV) e Dudu Ronalsa (MDB). A posse oficializa a responsabilidade do grupo pela condução dos trabalhos legislativos e administrativos da ALE, incluindo a organização de sessões e a promulgação de leis.

A Mesa Diretora é o órgão que comanda as atividades parlamentares e administrativas da Assembleia Legislativa. É de competência desse colegiado:

  • I – tomar todas as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos;
  • II – inspecionar a sede da Assembleia e dirigir seus serviços durante as Sessões Legislativas e nos seus interregnos;
  • III – prover a Polícia Interna da Assembleia;
  • IV – propor à Assembleia a criação dos cargos e funções necessários ao serviço de sua Secretaria;
  • V – propor, por intermédio do 1º Secretário, nomeação, fixação de vencimentos, promoção, suspensão, demissão e aposentadoria de funcionário de sua Secretaria, na forma da lei;
  • VI – contratar pessoal necessário às atividades de sua Secretaria;
  • VII – assinar os títulos de nomeação dos funcionários da Assembleia e os contratos por estes realizados;
  • VIII – conceder licença e férias, na forma da lei, aos funcionários da Assembleia;
  • IX – fixar os limites e competência para autorização de despesa;
  • X – assinar as Atas das Sessões e os Projetos de Lei, quando remetidos à sanção.

A reeleição dos integrantes ocorreu na sessão ordinária do dia 11 de dezembro, em votação formal e secreta. A nova Mesa assume oficialmente em 1º de fevereiro de 2025, conforme o regimento interno da Assembleia.


Encontrou algum erro? Entre em contato