XADREZ POLÍTICO
Alfredo Gaspar se aproxima de JHC e enfrenta resistência de Arthur Lira
Movimentação busca impedir que Gaspar ganhe força para disputar o Senado
Arthur Lira atua para conter o avanço político de Alfredo Gaspar de Mendonça e impedir que ele assuma o comando do União Brasil em Alagoas. A presidência estadual segue com Luciano Cavalcante, em acordo com Antônio Rueda. A informação é do Blog do Odilon Rios.
Luciano Cavalcante foi indicado por Lira e, em 2023, foi alvo de operação da Polícia Federal que investigou suspeitas de fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de kits de robótica com recursos do FNDE, destinados a 43 municípios.
A movimentação busca impedir que Gaspar ganhe força para disputar o Senado. O deputado tem se aproximado do prefeito JHC, com quem Lira rompeu. A possibilidade de aliança entre os dois preocupa o grupo político do ex-presidente da Câmara.
Mesmo com o rompimento, JHC mantém, em sua gestão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, que segue sob indicação de Gaspar. A pasta tem orçamento de R$ 7.370.316,00 para este ano, valor considerado baixo diante do déficit habitacional de 35 mil moradias.
Gaspar e JHC compartilham força eleitoral na capital. Há receio entre adversários de que a aproximação resulte em composição que leve Gaspar a ser o segundo nome da chapa, caso JHC opte por disputar o Senado nas eleições de 2026.
Apesar de presidir o PL em Alagoas, JHC não controla a sigla, que permanece sob influência de Arthur Lira. Gaspar também não tem domínio sobre o União Brasil. O Podemos, liderado por Rodrigo Cunha, mantém posição mais confortável no estado.