sem tempo
Bolsonaristas alagoanos mantêm silêncio sobre ato por anistia a condenados
Políticos de Alagoas evitam comentar o movimento nas redes sociais; ato será realizado em Brasília
O silêncio marcou as redes sociais dos principais representantes bolsonaristas de Alagoas até o fim da tarde de segunda-feira, 6. Nenhum deles mencionou o ato programado para esta terça-feira, 7, em Brasília, que pede anistia “ampla, geral e irrestrita” aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro.
Em suas contas no Instagram, o vereador por Maceió Leonardo Dias (PL), o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) e os federais Delegado Fábio Costa (PP-AL) e Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) não tocaram no assunto.
A mobilização está restrita à capital federal e ocorre em dia útil, sem manifestações previstas em outros pontos simbólicos do país, como a Avenida Paulista, em São Paulo, ou Copacabana, no Rio de Janeiro — e tampouco em Maceió, única capital do Nordeste onde Jair Bolsonaro (PL) superou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Conforme o jornalista Voney Malta, em seu artigo, a ausência de engajamento entre os políticos e apoiadores locais contrasta com a força das manifestações de setembro, contrárias à chamada PEC da Blindagem, que surpreenderam até lideranças petistas pela dimensão.
Por coincidência, o ato em Brasília acontece um dia após uma conversa entre Lula e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, marcada por troca de elogios e sinalização de diálogo político. O vereador Leonardo Dias confirmou que foi convidado para o evento, mas informou que não comparecerá por ter compromissos previamente agendados.