xadrez político
Renan Calheiros aposta em esvaziamento da federação de Arthur Lira
Movimentações partidárias em Alagoas indicam disputa por lideranças e influência religiosa
O senador Renan Calheiros (MDB) tem afirmado publicamente que aposta no esvaziamento da Federação União Progressista — formada pelo PP e União Brasil —, atualmente sob o comando do deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Segundo Renan, o responsável por essa movimentação seria o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), que pretende atrair para o PL nomes de peso da federação, como Fábio Costa e Alfredo Gaspar.
Seguno o jornalista Ricardo Mota, a disputa, no entanto, ganhou novo capítulo com a filiação de Gunnar Nunes, filho do pastor Orivaldo Nunes, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, ao PP. Gunnar deverá concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo partido de Lira, contrariando as expectativas de que seguiria para o PL, legenda de JHC, onde também é cogitada a candidatura da primeira-dama, Marina Cândia.
A entrada de Gunnar no PP tem peso político e simbólico: a Assembleia de Deus reúne cerca de 200 mil fiéis em Alagoas e é considerada uma das bases eleitorais mais influentes do Estado.



