Brasília

Marcelo Beltrão representa municípios de AL no lançamento da CNH do Brasil

Programa pretende democratizar o acesso à carteira de habilitação com formação gratuita
Por Redação 10/12/2025 - 07:49
A- A+
Assessoria
Marcelo Betrão e Renan Filho, em Brasília
Marcelo Betrão e Renan Filho, em Brasília

O prefeito Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), participou nesta terça-feira da solenidade de lançamento do programa CNH do Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho, Beltrão representou os municípios alagoanos na cerimônia, marcada pelo discurso de fortalecimento do municipalismo na execução da nova política nacional de habilitação.

O programa propõe uma reformulação ampla do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, tornando-o mais acessível, barato e flexível. Para Beltrão, a iniciativa tem forte caráter social ao facilitar o acesso de pessoas de baixa renda e de regiões remotas ao documento considerado essencial para inserção no mercado de trabalho. “É um momento histórico e importante. Sabemos o quanto a iniciativa do ministro Renan Filho vai transformar a vida de muita gente em nossas cidades”, afirmou o presidente da AMA.

Renan Filho destacou que o novo modelo busca corrigir distorções que impediam a população mais pobre de obter a habilitação. “No Brasil, quando a gente checa um CPF de quem tem uma moto e depois olha se esse CPF tem CNH, 54% não têm. Isso demonstra que o modelo estava falido”, declarou. A CNH do Brasil prevê formação gratuita on-line, possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou em autoescolas e manutenção dos exames teórico e prático. Segundo o governo, as mudanças garantirão motoristas mais preparados e contribuirão para a segurança no trânsito.

Com o novo desenho, o país se aproxima de sistemas adotados em nações como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Argentina.


Encontrou algum erro? Entre em contato