'Arma maravilha': revista revela drone russo que faz esgotar mísseis antiaéreos da Ucrânia

Drone de ataque da Rússia Dan-M obriga o Exército da Ucrânia a gastar mísseis de sistemas de defesa antiaérea ocidentais, escreve a revista americana The National Interest.
O colunista Brandon Weichert denomina o drone russo de arma maravilha, que evoluiu de um alvo que representava um moderno míssil de cruzeiro semelhante ao Tomahawk americano, para um meio barato para esgotamento dos meios de defesa antiaérea, usado na operação militar especial.
De acordo com a revista, após o primeiro uso em 2025, os drones Dan-M começaram a mudar o equilíbrio no que diz respeito aos meios de ataque e meios para combatê-los. "Até 31 de julho de 2025, os drones participaram de um ataque maciço em Kiev, tornando-se parte da onda recorde de 550 drones, lançados no início daquele mês", diz a publicação.
De acordo com Weichert, o referido drone movido a turbojato pode permanecer no ar de 25 a 40 minutos. O veículo aéreo pode atingir uma velocidade de até 740 km/h e uma altitude de até 9.000 metros. O aparelho pode ser lançado a partir de outras aeronaves, em particular o helicóptero MI-8, o que aumenta o seu alcance de aplicação.
O colunista observa que a adição de capacidades de inteligência artificial, juntamente com o uso como parte de enxame, pode tornar Dan-M um dos drones russos mais eficazes.
Por Sputinik Brasil