colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Denúncia de descaso

12/01/2025 - 06:00
A- A+

Má gestão e descasos: esses são os problemas que, segundo novos gestores, vêm enfrentando desde o último dia 1º. Mais um caso foi denunciado esta semana. Desta vez, foi a prefeita eleita de Joaquim Gomes, Rita do Araçá (MDB), quem utilizou suas redes sociais para denunciar o descaso com os edifícios públicos deixados pela administração anterior do ex-prefeito Adriano Barros (PTB). Em duas postagens, Rita revelou o estado precário das instalações.

Documentos jogados

A primeira reclamação, feita no dia 2 de janeiro, na sede da prefeitura, revelou um acúmulo de caixas, pastas e documentos desordenados em um local inadequado. Ela considerou a circunstância como um “crime” e afirmou: “Documentos públicos jogados ao léu, evidenciando a falta de cuidado e organização. Desde o início, prometi um mandato transparente e estou aqui para cumprir essa promessa, mostrando ao meu povo a real situação da nossa cidade.”

Situação preocupante

Na segunda publicação, realizada na última segunda-feira, 6, Rita criticou a situação do Hospital Municipal Ana Anita Gomes Fragoso, definido como uma “unidade de saúde essencial para atender não apenas a população de Joaquim Gomes, mas também de diversas cidades vizinhas”. Nas imagens divulgadas, é possível ver materiais enferrujados, infiltrações no teto e nas paredes, banheiros deteriorados e sujos, além de portas e janelas quebradas.

Concurso Uneal


O governador Paulo Dantas já confirmou a realização do concurso da Uneal e deve divulgar os demais processos seletivos e a quantidade de vagas nas próximas semanas. Os editais para o preenchimento de 127 vagas na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) devem ser divulgados em breve, assim como para as seleções na Emater, Adeal e Secretaria Estadual de Planejamento.

Polêmica do PT

Durante uma entrevista à Rede Antena 7 na manhã de ontem, quarta-feira, 8, o deputado federal Paulão (PT) falou sobre o escândalo relacionado aos supostos desvios do Fundo Eleitoral na eleição de 2024. O deputado admitiu que o acordo estabelecido entre Ricardo Barbosa e seu filho viola a moral, mas afirmou que não ocorreu qualquer tipo de desvio. O parlamentar do PT também foi mencionado no caso, apontado como um dos favorecidos pelos supostos desvios.

Verba milionária

“Nem da Executiva eu sou. Por isso, não tenho poder decisório. Existe o Fundo Partidário ao qual todos os partidos têm direito. O PT deve ter recebido cerca de R$ 2 milhões. A grande polêmica aconteceu em relação à verba para pagar a assessoria jurídica e contábil no processo”, disse o deputado Paulão.

Paulão, ainda na entrevista, sustenta que o acordo estabelecido entre o PT e o escritório do filho de Ricardo Barbosa foi aprovado por toda a Executiva partidária, não somente pelo presidente.

“A questão não é do ponto de vista regimental, ela é do ponto de vista moral. Será prudencial ter colocado o filho? A decisão foi aprovada na Executiva do partido com todas as suas tendências. Não foi uma decisão só do presidente. (…) Embora, do ponto de vista moral, as pessoas questionem que possa ter cometido erro, todas as forças políticas do partido votaram pelo contrato”, afirmou o parlamentar.

Novo secretário

Na manhã de terça-feira, 7, após uma reunião com o prefeito Luciano Barbosa (MDB), o vereador Fabiano Leão (PP) aceitou o convite para assumir a Secretaria de Esportes de Arapiraca. Desde a saída do ex-secretário Josenildo Souza, no último dia de dezembro de 2024, o cargo estava vago.

Convite aceito

Fabiano foi reeleito vereador nas eleições de outubro e, com o convite para assumir a secretaria, ele se afastará da Casa de Herbene Melo por um período ainda não definido. Adriano Targino, o primeiro suplente do PP, deve ocupar o lugar de Fabiano no começo das atividades legislativas, em fevereiro.

Redução da violência

De acordo com informações divulgadas pelo comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Arapiraca e região registraram uma notável redução nos índices de violência em 2024. A região de atuação do batalhão, que abrange as cidades de Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Taquarana, no Agreste de Alagoas, registrou uma diminuição geral de 70% no número de mortes violentas intencionais (MVIs), além de uma diminuição de 19,96% nos delitos violentos contra o patrimônio. Outras informações positivas incluem o crescimento de 228% na emissão de TCOs e a apreensão de 122 armas de fogo.

Ações estratégicas

Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Nilton Rocha, o êxito é resultado de diversas ações estratégicas implementadas durante o último ano. Dentre as medidas, ressalta-se o desempenho altamente profissional do pessoal da unidade em patrulhamento ostensivo, operações conjuntas com outras forças de segurança e a aplicação de tecnologias para monitoramento e prevenção de crimes.

“Estamos trabalhando com inteligência e planejamento para garantir mais segurança à população. A redução dos índices de violência é um reflexo do empenho dos nossos policiais e do apoio da sociedade”, afirmou o comandante.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato