colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Rota Turística do Cangaço

08/12/2024 - 06:00
Atualização: 06/12/2024 - 19:48

ACESSIBILIDADE


O projeto de criação da Rota Turística do Cangaço, que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, avança no Congresso Nacional com a aprovação do relatório do deputado Daniel Barbosa (PP) na Comissão de Turismo da Câmara Federal. O propósito do Projeto de Lei nº 1.513/2024 é fomentar o turismo cultural, histórico e ecológico na região.

Valorização da cultura


De acordo com o relatório, o percurso incluirá as cidades de Piranhas e Delmiro Gouveia, em Alagoas, Canindé do São Francisco e Poço Redondo, em Sergipe, e Paulo Afonso, na Bahia. “A Rota do Cangaço é a oportunidade de promover o desenvolvimento econômico sustentável e de valorizar a cultura nordestina”, destacou Daniel Barbosa em sua justificativa.

Circuito turístico


A rota sugere um circuito turístico que começa em Piranhas, uma cidade de Alagoas famosa por sediar eventos históricos do cangaço, como a exibição das cabeças de Lampião e Maria Bonita. O percurso inclui viagens pelo Rio São Francisco, uma visita ao Cangaço Eco Parque e uma caminhada até a Grota de Angicos, local onde Lampião foi assassinado em 1938.

Desenvolvimento de Alagoas


Na última terça-feira, 3, na abertura do Congresso dos Municípios Alagoanos, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o avanço de Alagoas acima da média nacional. Desde a sua gestão como governador, o estado tem sido o que mais se desenvolve no país e o que mais aplica recursos próprios em relação à Receita Corrente Líquida.

“Alagoas, há dez anos seguidos, é o estado que mais cresce no Brasil. Só este ano cresceu 30%. Sem imposto novo, garantindo mais arrecadação e crescimento econômico com base em emprego”, disse a uma plateia de prefeitos e autoridades.

VLT de Arapiraca


Durante seu pronunciamento, Renan Filho falou sobre os investimentos do Ministério dos Transportes e a melhoria da infraestrutura rodoviária de Alagoas nos últimos dois anos. Na oportunidade, o ministro anunciou a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca, que representará um marco na mobilidade urbana da segunda maior cidade do estado de Alagoas.

Parceria importante


O ministro também destacou a parceria com as cidades, tanto no governo federal, através do Ministério dos Transportes, quanto no Senado e no governo do Estado. “Queria dizer a todos os prefeitos de Alagoas, independente de partido, que nós, o governador Paulo Dantas e o senador Renan Calheiros, continuaremos ajudando as cidades, seja nessa parceria com o governo do Estado, com programas super exitosos, e com o governo federal”, afirmou.

Redução da violência


O estado de Alagoas tem mostrado progressos na luta contra a violência em 2024, destacando-se pela diminuição expressiva de crimes violentos letais e intencionais. Além disso, os investimentos em infraestrutura e a intensificação da presença da polícia têm proporcionado um ambiente mais seguro para os cidadãos de Alagoas. Os dados foram apresentados durante uma reunião entre as autoridades policiais e o governador Paulo Dantas, realizada na última quarta-feira, 4.

Ação imediata


O mês de novembro foi atípico e exigiu grande dedicação das autoridades de segurança em casos de grande repercussão. Segundo o Relatório do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC), a atuação eficiente da Polícia Científica de Alagoas foi notável em vários incidentes. O acidente ocorrido na Serra da Barriga, no mês passado, exigiu uma ação imediata da Polícia Científica. Aproximadamente 10 peritos e médicos legistas atuaram no local, contando com a assistência de equipes de Maceió e Arapiraca, o que auxiliou na identificação ágil das vítimas.

IC em Arapiraca


A criação do Instituto de Criminalística do Agreste foi um dos progressos alcançados pela Polícia Científica este ano, beneficiando 56 municípios da região. Além disso, foram designados 121 policiais científicos, o que resultou no aprimoramento dos serviços prestados. A execução de 8 mutirões de balística também teve um impacto positivo na diminuição de 61% no passivo de revólveres. Outro acontecimento marcante foi o recorde na emissão de documentos, com a emissão de 322.933 RGs até novembro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato