colunista

Roberto Baia

Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Mandato em risco

03/11/2025 - 07:05
A- A+

O vereador Thiago ML (União Brasil) pode enfrentar uma nova turbulência em sua trajetória política em Arapiraca. Além de responder a um pedido de prisão por descumprimento de medidas protetivas, ele corre o risco de ter o mandato suspenso pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. O regimento interno da Casa prevê punição para parlamentares que faltam a quatro ou mais sessões ordinárias sem justificativa, condição que já se aplica ao vereador.

Com a possível suspensão, a Câmara poderá chamar o suplente imediato, o empresário Carlinho da Areia, segundo colocado na chapa do União Brasil nas eleições de 2024. Ele obteve 686 votos e, segundo advogados consultados, não há impedimento legal para que assuma o cargo. Rumores sobre recontagem de votos e questionamentos ao coeficiente eleitoral foram descartados, já que essas regras se aplicam apenas ao momento da apuração dos eleitos.

Nos bastidores, também se comenta a possibilidade de cassação do mandato de Thiago ML por quebra de decoro parlamentar. Apesar das especulações, o Conselho de Ética da Câmara ainda não abriu nenhum processo formal sobre o caso. Caso um procedimento seja instaurado, o trâmite será mais longo e dependerá da análise e votação dos demais vereadores da Casa de Herbene Melo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato