colunista

Alari Romariz

Alari Romariz atuou por vários anos no Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Alagoas e ganhou notoriedade ao denunciar esquemas de corrupção na folha de pagamento da casa em 1986

Conteúdo Opinativo

A culpa é do Bolsonaro!

23/08/2022 - 13:27

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Bolsonaro
Bolsonaro

Tudo que acontece no Brasil de bom ou ruim, a culpa é do Bolsonaro.

O mês de julho surpreendeu a todo povo brasileiro com uma deflação de 0,68%. Isto quer dizer: ao contrário da inflação, quando tudo sobe, no caso atual houve queda de preço de vários produtos. Aí o pessoal da oposição afirma categoricamente que a culpa é do Bolsonaro.

Depois de muito diálogo, o governo federal conseguiu baixar o preço da gasolina e do óleo diesel. Para surpresa nossa, os amigos do Lula gritam aos quatro cantos: a culpa é do Bolsonaro!

O Bolsa Família, programa antigo, criado pela socióloga Ruth Cardoso, passou pelo Lula, pela Dilma, mudou de nome, chegou ao atual governo e o valor as ser pago cresceu. Os amigos do Lula dizem que é jogo eleitoreiro. Mas o povo está gostando de receber seiscentos reais por mês. Parte da mídia critica o programa assistencial e culpa o Bolsonaro.

Os caminhoneiros, que nos governos do Partido dos Trabalhadores viviam em greve, estão recebendo um auxílio emergencial de mil reais por mês e não fecharam mais as estradas. Estão satisfeitos e, na sua maioria, apoiam o presidente. As pessoas normais acham que tal atitude governamental é positiva. Contudo, os radicais acham ruim e que tudo é culpa do Bolsonaro.

A taxa de desemprego caiu de 13% para 9%. A indústria, o comércio e os agricultores estão contratando pessoas. Mas a mídia continua criticando o desemprego no Brasil. E a culpa é do Bolsonaro.

Nunca mais vimos o Movimento dos Sem Terra invadindo cidades, gritando palavras de ordem, chefiados por um guerrilheiro usando um relógio de cinco mil reais. Chegamos à conclusão de que o financiamento recebido pelos camponeses acabou. Lembro-me que, quando o ex-presidente Lula foi preso em Curitiba, eles acamparam nas proximidades da prisão e recebiam sanduíches, Coca-Cola, gasolina e muito mais. Ou o interesse diminuiu ou a fonte secou. Então eu afirmo sem medo de errar: a culpa é do Bolsonaro!

A Lei Rouanet, criada para ajudar os artistas, privilegiava um pequeno grupo com valores altíssimos. Foi modificada, impondo limites e alguns artistas que não prestavam contas das quantias recebidas foram excluídos. A turma que mais recebeu amparada por tal lei está revoltada. Seria bom que tais artistas revelassem o que receberam. Regulamentar a lei no Brasil é culpa do Bolsonaro.

Existe, em quase todo o país, o sistema das “rachadinhas” praticado nos três poderes. Para quem não entende: o servidor recebe o salário e devolve parte ao patrão. Tal valor pode ser dividido por outros funcionários ou ficar com o “chefe maior”. Em Alagoas, semelhante procedimento existe desde o início dos anos 2000. Pois bem, estão processando um filho do presidente por, supostamente, ter praticado as “rachadinhas”. E o resto do país como fica? E a culpa é do Bolsonaro?

A agricultura brasileira vai muito bem. Tem superavit, exporta grãos, carnes e outros produtos para vários países, respeita o meio ambiente, emprega milhares de operários. Tivemos uma boa ministra da Agricultura e tudo deu certo. Creio que seja culpa do Bolsonaro.

Na área de infraestrutura nos saímos muito bem. Em menos de quatro anos o ministro Tarcísio conseguiu terminar obras inacabadas provenientes dos governos anteriores. Um bom exemplo é a Transposição do Rio São Francisco. Outro é a Ferrovia Norte-Sul. Também acho que é culpa do Bolsonaro.

Claro que ninguém é perfeito! O presidente é um homem agitado, diz o que quer e quando quer. É diariamente massacrado, xingado, desrespeitado pela mídia, pela esquerda e outros opositores. Mas consegue sair às ruas, nunca foi fotografado em estado de embriaguez e com as calças molhadas. Cortou muitos gastos desnecessários e tenta fazer um bom governo.

Aparecem agora outros candidatos não tão ruins, entretanto continuo acreditando no atual governante. Cabe ao povo decidir se ele volta ou não.

Continuo afirmando: tudo que há de bom, é culpa do Bolsonaro!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato