colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

Só erros novos, por favor

05/06/2022 - 08:22

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Bolsonaro e Lula
Bolsonaro e Lula

Na Veja desta semana me deparei com uma frase no artigo do Fernando Schüler que achei sensacional. Entre debochada, provocativa e picaresca, simultaneamente, ela nos alerta para uma situação recorrente entra governo, sai governo, que repetem monocórdica e burramente os mesmos erros cometidos. A maior parte de caso pensado.

Com os problemas nacionais, regionais e locais mapeados, mas nunca encaminhados para resolução, o país marcha batido no ritmo do caranguejo há pelo menos 5 décadas: sempre para os lados. Enquanto isso, seus concorrentes diretos se aproximaram e se distanciaram cada vez mais em direção ao desenvolvimento. E nós, continuamos por aqui sendo levados para lugar algum por uma elite predadora, insensível e egoísta ao máximo que suga toda a energia do país e se apropria de quase todos os recursos públicos.

O Brasil perde tração a cada ano. É um navio sem rumo fazendo água por todos os lados e sem um comandante apto a dar uma direção qualquer a ser seguir. Erramos até quando acertamos. É só ver o exemplo do plano Real que salvou o país da mega inflação, mas que passados, alguns anos, viu o seu criador FHC entregar o governo ao PT literalmente na bancarrota.

Ou quando Temer assume o país dilacerado pelo PT, executa uma das mais brilhantes manobras econômicas dos últimos tempos para voltar a por o país nos trilhos, mas é pego de calças curtas em conciliábulo corrupto com o presidente da maior empresa brasileira, a JBS e perde todas as condições de governar.

Ou quando elege Bolsonaro para não permitir a volta do PT ao governo e este, em 3 anos desmonta o país de cabo a rabo, quando tinha tudo para arrumar a casa e seguir em frente com os seus projetos. Preferiu associar-se à extrema direita e aos milicos extremistas para produzir a maior inflação dos últimos tempos, o maior desemprego dos últimos 20 anos, e um grau de corrupção ainda mais generalizado que o do PT.

Ao mesmo tempo, o país se prepara para implementar a tecnologia 5G que vai mudar quase tudo para a parte avançada do país e ampliar ainda mais o fosso entre o Brasil digital e o Brasil analógico, a enorme maioria da Nação. Por falta absoluta de planejamento e capacidade para se aproveitar da revolução tecnológica que vai estar à disposição no país, mas muito distante dos planos do governo e do acesso ao cidadão comum.

Só erros novos, por favor! É um pedido impossível de ser atendido pelos dois candidatos que estão à frente das pesquisas de opinião atuais. Os dois são o suprassumo do atraso. O da esquerda carcomido pelo ranço invejoso de sempre e o desejo inaudito de repetir todos os erros de novo!!! E o da direita, preguiçoso, incompetente e inapetente, nunca governou um país em crise que precisa desesperadamente de um líder – que ele nunca foi.
Essa Nação merece alguém que não erre os mesmo erros. Ou vamos continuar condenados a isso que aí está.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato