colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

A descarada fake News da Braskem em rede nacional

22/01/2023 - 08:24
Atualização: 22/01/2023 - 08:31

ACESSIBILIDADE

Afrânio Bastos
Imagens dos bairros afetados pela instabilidade do solo em Maceió
Imagens dos bairros afetados pela instabilidade do solo em Maceió

Na última sexta-feira em carta aberta do povo alagoano endereçada à Rede Globo, aos anunciantes do programa Big Brother, ao CONAR (conselho nacional de autoregulação publicitária), ao MPF em Brasília, à Ministra do Meio Ambiente e à Nação, a população alerta-os a para mais um ato torpe (já nos faltam até adjetivos) de mais uma ação deletéria da Braskem: anunciar em rede nacional no BBB que ela é uma empresa preocupada com o meio ambiente e a vida das pessoas. Isso foi a gota d’água que faltava para a indignação tomar conta de Maceió e de Alagoas

A carta aberta (que você pode ver aqui) em dois dias já alcançou quase 1.000 assinaturas sem que fosse feita qualquer divulgação que não o boca a boca e foi dela que extraímos algumas das manifestações indignadas dos maceioenses e daqueles que conhecem de perto o tamanho e o grau dos problemas causados pela empresa a esta cidade.

Você pode participar assinando aqui

Entendo que melhor que ninguém, o povo, que está sofrendo as consequências do megadesastre que a Braskem provocou em Maceió e que vive amedrontado pela ameaça à vida dos todos os que aqui residem pela presença infame de sua indústria química de grande porte DENTRO da área urbana de Maceió, é o melhor porta-voz da indignação de todos os alagoanos.

As frases a seguir foram extraídas de alguns dos comentários feitos pelos que assinam a carta aberta:

“Essa empresa criminosa não pode ficar impune! Os "acordos" já feitos são uma vergonha e um insulto ao povo alagoano”.

“Estou mortalmente injuriada com o que aconteceu e acontece e com o descaso da Braskem... O governo, a prefeitura e o Ministério Público, fazem vista grossa em relação ao problema. Enquanto isso, o povo sofre”

“É simplesmente inaceitável, esta empresa sair ilesa”.

É, sobretudo, acintosa, a atitude de empregar recursos midiáticos vultosos quando não [ ainda] compensou, devidamente, os prejuízos causados ao meio ambiente e a sociedade”.

“Acho um crime o que a Braskem fez. A destruição de 5 bairros em Maceió. Um crime ecológico comparável ao de Mariana em Minas Gerais”.

“Essa empresa acabou com vários bairros em Maceió, muita gente morreu de depressão, do coração, teve derrame por ter que deixar seu patrimônio, seu bairro, vizinhos, amigos, negócios, casas históricas destruídas... uma dor sem precedentes e nenhuma indenização paga....fora Braskem”

“Sei o quanto minha cidade esta sofrendo e como esta empresa enganou muita gente”.

“É um absurdo e um desserviço a Globo aceitar a Braskem que acabou com bairros em Maceió como patrocinadora”.

“É um absurdo. Uma empresa que não teve cautela em explorar para obter lucro, falar em educação ambiental”.

“Por que não podemos deixar que o nosso direito seja usurpado pela prefeitura ou qualquer político”.

“Sou alagoana, maceioense. Não resido nas áreas afetadas, mas, a Braskem destruiu a minha cidade”.

“Concordo em frear à Braskem. Já basta”.

“Por que essa empresa, que só cobiça super lucros foi gananciosa e irresponsável, tem que sumir do mapa, como aconteceu com aqueles lugares. Os locais destroçados pela Braskem provocam tristeza e pavor para as pessoas que passam no local, imaginem para aqueles que perderam o seu lar, escola, empresas, Igrejas e amigos”.

“Concordo plenamente, Mas desejo que o Big Brother e a Braskem vão pra um buraco só! São duas pragas!”

“Enquanto isso, ninguém é punido. É um desaforo, mesmo!”

“Porque não consigo entender que uma empresa cometa tão grande crime, e o pior que as propagandas veiculadas nos meios de comunicação [sejam] de uma empresa idônea que está fazendo de tudo pra indenizar as pessoas prejudicadas mortalmente....fora Braskem de Alagoas”

“É um insulto aos alagoanos”

“Estou assinando porque sou a favor da vida. Braskem fora já!”

“Mais do que indenizar as vítimas diretas dessa tragédia causada pela ganância e pela "auto fiscalização", a Braskem precisa indenizar o povo alagoano pela destruição do ecossistema social e ambiental! Chega de leniência!”

“É preciso dizer o amargo do fruto que provamos. Estamos solidários (as) as vítimas direta e indiretamente com o abuso da Braskem que insiste em fazer campanha de empreendimento responsável... Só de destruição de Maceió. Zomba de Alagoas e se beneficia de Maceió, destruindo vidas humanas e financeiras, além de provocar aumento no valor de aluguéis e vendas de imóveis. Crime sem punição... Braskem em Maceió”.

“Um absurdo esse patrocínio enquanto tem gente ainda aguardando receber a indenização”

“É preciso punir empresas que destroem a natureza e a vida de milhares de pessoas, além de ressarcir os alagoanos de suas perdas financeiras (porque as demais são impagáveis) e fazer justiça. Chega do poder econômico comprar sua impunidade”.

“A Braskem destruiu vidas e parte da cidade de Maceió. É uma empresa criminosa que trouxe prejuízos diretos e indiretos, incalculáveis para toda a cidade de Maceió”.

“Porque não apoio empresa criminosa!”

“A BRASKEM é criminosa. Deve pagar por seu crime, indenizar as milhares de famílias atingidas e "devolver" Maceió aos alagoanos”

“Braskem você não vai nos dobrar, nem vencer essa luta. Se aqui não resolvermos, vamos à Holanda sede da sua matriz nos louvar de uma justiça que não tem lado”.

Que os destinatários assumam as suas respectivas carapuças!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato