colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

Novidades na luta contra a Braskem

16/04/2023 - 08:37
Atualização: 16/04/2023 - 08:43

ACESSIBILIDADE

Extra/Arquivo
Braskem em Maceió
Braskem em Maceió

Não é pouco relembrar que a Braskem provocou em Maceió e municípios da sua região metropolitana um mega crime ambiental – o maior do mundo em área urbana – que até hoje continua impune por anomia e prevaricação de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. 

Só a luta renhida dos moradores e suas associações, e de outros cidadãos engajados na solução do mega problema, tem mantido acesa a chama que a empresa tenta de todas as formas calar, com sufocante e tendenciosa propaganda em Alagoas buscando abafar aquelas vozes.

Mas, ainda assim, eles têm conseguido encontrar “brechas” que os têm levado a vitórias significativas (será motivo de outro artigo), mostrando que o monstro pode ter pés de barro...que é possível enfrentá-lo e vencê-lo. De vez em quando... 

Ainda assim, o “placar” está nitidamente a favor da empresa que não mede consequências para fazer arranjos espúrios e acordos “políticos” para protegê-la dos erros cometidos e ganhar suporte legal (alguém precisa de uma vez por todas, denunciar este “acordo” de 2020 entre a empresa e o MPF e cobrar responsabilidades por essa excrescência legal). 

Recentemente, a luta em defesa de Alagoas, Maceió e sua região metropolitana e dos “refugiados ambientais” da Braskem, viu surgir em cena um importante defensor: o senador Renan Calheiros. Notícia alvissareira que correu como rastilho de pólvora por todo o estado, dada a importância do parlamentar no cenário nacional. A mobilização ganhou novo ânimo e fôlego. 

As pessoas (mais de 160 mil atingidas de forma direta e indireta) voltam a sonhar com justiça. Alagoas e Maceió e região metropolitana, ganham um defensor qualificado, muito articulado politicamente e capaz de realmente ajudar a resolver o mega problema provocado pela Braskem. Da qual ela foge como o diabo da cruz. 

Taí mais uma prova que política quando praticada com P maiúsculo rapidamente dissemina seus impactos e benefícios positivos por toda a sociedade e/ou em sua defesa contra agentes predadores. Aguardemos os desdobramentos...

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato