Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Renan mantém Alagoas fechada, mesmo diante da ineficiência do seu lockdown

27/06/2021 - 11:13
Atualização: 28/06/2021 - 07:52

ACESSIBILIDADE

Arquivo montagem JF
Renan Filho, popularidade em baixa
Renan Filho, popularidade em baixa

O governador Renan Filho(MDB), há mais de um ano, vem mantendo os estabelecimentos produtivos de Alagoas fechados, mesmo diante de uma possível ineficiência das suas medidas de força, fechando postos de trabalho e/ou, restringindo os seus horários de funcionamento, bem como, proibindo as pessoas de circularem nas ruas e de frequentarem logradouros públicos e praias.

A serem verdadeiras as informações veiculadas, a partir do palácio do governo, dando conta de que a contaminação pelo coronavírus e as mortes dele decorrentes não têm diminuído, ao contrário, estão em ascendência, tem-se, por lógica, que o lockdown do Governador nenhum resultado prático está produzindo, em relação ao efetivo combate a COVID-19.

O que se tem observado, diante desse quadro, em relação a vida política de Renan Filho, ao longo desses mais de 12 meses de regime totalitário imposto por ele ao povo alagoano, através dos seus inúmeros decretos determinando o fechamento e/ou o funcionamento com redução de horário dos centros produtivos do Estado e, mais, os seus erros políticos que lhes têm feito perder importantes apoios, como o do seu ex amigo Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, é que sua popularidade tem caído muito, de sorte que se tem como duvidosa sua eleição para o Senado Federal, caso se lance candidato.

Desta forma, com a popularidade em baixa e a perda de apoio de importantes lideranças detentoras de substanciosos capitais eleitorais, Renan poderá ter dificuldade para tomar a vaga do carismático Fernando Collor de Mello no Senado Federal, nas eleições vindouras. Isto porque, o que se tem visto no dia a dia da movimentação política alagoana, é o Collor crescendo eleitoralmente em quase todos os municípios e Renan, mesmo anunciando a construção de muitas obras, tem tido diminuída a preferência dos alagoanos pelo seu nome. Essa situação eleitoral do Governador, aumenta a cada Decreto de Covid que ele subscreve e divulga e a cada ação executada pela sua polícia, para expulsar ou prender os alagoanos e alagoanas de bem, que ousarem descumprir sua ordem.

NOTAS:

CPI COVID-19: Ambiente tóxico e antidemocrático
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, postou um vídeo no Youtube e publicou uma NOTA subscrita pelos 27 presidentes dos Conselhos Regionais, protestando contra o tratamento desrespeitoso e humilhante que alguns Senadores, integrantes da CPI da COVID-19, deram às médicas Maira Pinheiro e Nise Yamaguchi.
O Presidente Mauro Ribeiro, repreendeu o médico e Senador Otto Alencar, que já pertenceu a seis partidos políticos e atualmente pousa no PSD da Bahia, pela deslealdade, falta de educação e grosseria como tratou a Dra. Yamaguchi. Ribeiro disse ainda no seu vídeo que essa CPI é um ambiente tóxico e antidemocrático e noticiou ter encaminhado documento ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, solicitando providência para que as grosserias, as faltas de educação e a prática criminosa de atos de força ali em execução, tenham fim.

COVID-19: Vacina tem baixa procura em Arapiraca

Na medida em que o Brasil avança na imunização da sua população contra a COVID-19, graças ao envio de grandes quantidades de vacinas para todos os Estados da Federação, 128.002,284, até o dia 24/06, contemplando Alagoas com 1.866.870 de doses dos imunizantes.
Em Arapiraca, na contramão da urgência recomendada, as equipes de vacinação trabalham em horário reduzido, das 09;00 às 16;00 horas, o que tem causado insatisfação, já que quem trabalha até as 18;00 horas, fica impossibilitado de se vacinar depois desse horário. Interlocutores ligados ao Prefeito Luciano Barbosa apresentam justificativas diferentes, uns dizem que esse horário se dá em razão da pouca procura pela vacina e outros afirmam que o imunizante é insuficiente para atender a população em horário estendido.
Diante dessas justificativas é de se deduzir, no primeiro caso, que o chamamento da prefeitura à população para se vacina não está sendo eficiência e, no segundo caso, que está havendo equivoco na justificativa, pois, se o imunizante não fosse suficiente não estaria havendo avança na redução da idade. Com a palavra o Prefeito Barbosa.

MANOEL TELES(Catita): Um bairro esquecido
O Bairro Manoel Teles, com cerca de mais de 10 mil habitantes, tem sido esquecido ao longo do tempo pelos administradores públicos, de sorte que esse abandono resulta em ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, lixo amontoados nas ruas e mato substituindo as calçadas. Algumas obras têm sito feitas em algumas ruas do Bairro, entretanto, as ruas que ficam no entorno do posto de saúde e da quadra de esportes, parte que faz divisa com o Bairro Cacimbas, estão reclamando a presença urgente do Prefeito Luciano para mandar capinar o mato, tapar os buracos das ruas, recuperar a quadra esportiva e instalar equipamentos de laser para que os jovens e a população em geral do bairro tenham uma melhor qualidade de vida.

LÁZARO: Eficiência policial, posta em dúvida

As buscas feitas por uma força tarefa policial ao criminoso Lázaro Barbosa de Sousa, baiano de Barra do Mendes, entra para o seu 19º dia, sem sucesso, nesse domingo 27/06/2021. Lázaro, apelidado de "O Carrasco do Incra 9", "Índio" e "Satanista", é acusado de assassinato, roubo, sequestro e estupro e tem no seu currículo mais de uma dezena de crimes e três fugas. Sua primeira fuga foi em 2007, da Bahia, a segunda em 2009, de Brasília e a terceira, em 2018, de Góis. O “serial killer”, esquecido pelas autoridades do Distrito Federal, da Baia e de Goiás, iniciou em abril deste ano sua sequência de crimes, chamando a atenção da imprensa e da população brasileira. Entretanto, somente no dia 09 de junho, as autoridades policias criaram uma força tarefa para tentar capturar o criminoso, não tendo conseguido até a presente data, pondo em dúvida a eficiência das policias dos estados envolvidos nessa tentativa de captura.

COPA AMÉRICA: Silêncio da esquerda, do Tite e da imprensa militante
Com a participação de 10 seleções, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia, Grupo “A”, Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela, Grupo “B”, a COPA AMÉRICA 2021, promovida pela CONMEBOL, segue firme com o Brasil ganhando quase todas as partidas jogadas na fase de Grupo, classificando-se em primeiro lugar, para as quartas de final.
Os protestos anunciados não aconteceram, o pedido do velho coronel da política alagoana Renan Calheiros para que Neymar não jogasse, foi ignorado pelo craque brasileiro que, nesta primeira fase dividiu a artilharia da Copa com Vargas (Chile) e Preciado (Equador), com 2 gols cada. Desta forma, a Seleção Canarinho segue em campo fazendo um bonito papel, com quase 100% de aproveitamento, o Tite segue calado e os brasileiros seguem na expectativa de ver o Brasil, atual campeão da Copa América, ganhar esse título de novo, pela 10ª vez.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato