Produtor cultural e comunicador

Conteúdo Opinativo

Orquestra Forte de Copacabana realiza apresentação gratuita neste sábado

15/03/2025 - 17:02
A- A+

A Orquestra Forte de Copacabana e Shalom retornará ao seu icônico palco, o Forte de Copacabana, neste sábado, 15, para sua primeira apresentação do ano. Este evento celebra a abertura do Ano Cultural do Exército e reafirma uma importante conquista da da Orquestra no último ano, quando foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. 

A apresentação acontece logo após o histórico debut da Orquestra no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante o Fes val da Primavera 2025, ocorrido no mês de fevereiro e que atraiu uma plateia lotada de aproximadamente 2000 espectadores. Para esta ocasião especial no Forte de Copacabana, a Orquestra contará com a presença do talentoso cantor, compositor e multi-instrumentalista carioca Thiago Genthil, que se juntará a eles em parte do repertório. 

“Para a Orquestra Forte de Copacabana, é motivo de grande alegria abrir o ano de atividades no Forte de Copacabana. Após um lindo evento no Theatro Municipal, que esteve completamente lotado, estamos ansiosos para nos reconectar com nosso público no palco que é, sem dúvida, nossa casa, o Forte de Copacabana.”, declara Márcia Melchior, diretora da Orquestra Forte de Copacabana. 

A Orquestra Forte de Copacabana reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, violão, baixo percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. 

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. O projeto conta ainda com o apoio cultural da Associação de Arte e Cultura RioMont. O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. 

Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos. “O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior. 

Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Ins tuto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento.

Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra. 

SERVIÇO: Orquestra Forte de Copacabana 

Data: 15 de março, sábado 

Horário: 18h 

Local: Alameda do Forte de Copacabana - Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6. 60 minutos. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato