Conteúdo Opinativo

De avós a netos

19/10/2020 - 13:44
A- A+

Coincidência acontece no nosso dia a dia, mas é-nos interessante quando anos e anos, décadas e décadas se passam, deixando de estar presente até quem dela fez parte, e ela continua ali, mostrando a qualidade da incidência dobrada. 

Ib Gatto ainda era um jovem estudante do Colégio Diocesano quando, em sala de aula, foi advertido pelo professor e irmão marista por estar, supostamente, conversando com um colega. Apesar de seus argumentos negarem tal fato, insistiu o irmão que lhe impingiu o castigo de escrever, no quadro negro, alguma frase referente ao caso, uma centena de vezes. A condição de órfão de pai, desde os dois anos de idade e criado por uma mãe rígida na sua educação, fizeram-no um jovem determinado, o que se refletiria pelo resto de sua vida. 

Em não aceitando a reprimenda, retirou-se da sala de aula, indo direto para casa na Praça Deodoro. A primeira coisa que disse a sua mãe, após relatar o fato, foi que não mais retornaria àquele colégio. Providências tomadas, apesar das aulas já estarem em andamento há alguns meses, conseguiu matrícula no velho Liceu Alagoano. Frise-se que, à época, possuía um dos melhores ensinos da capital. Foi exatamente ali que conheceu Alfredo Gaspar de Mendonça, cursando o mesmo ano que ele. 

Mas a amizade não deixou de fazer com que aqueles jovens passassem a disputar as melhores notas e o primeiro lugar em classe, o que, já comprovava desde então, o futuro que lhes adviria. Enquanto um enveredou com destaque pelo caminho da Justiça, culminando como desembargador, o outro seguiu os passos de Hipócrates revolucionando a medicina em nosso estado. Só temos que render nossas homenagens a tão grandes homens. 

Hoje, sempre procurando seguir o caminho de probidade legado por seus avós e, acima de tudo, honrar os nomes que carregam, Alfredo Gaspar e Ib Brêda juntam-se e colocam seus currículos à disposição de nossos munícipes para continuarem prestando os serviços em que já demonstraram capacidade, nos cargos que já ocuparam ou que ocupam. Se, em uma etapa da vida, a escola uniu aqueles dois vultos, em outra a política traz de volta seus nomes incorporados em dois jovens aptos a lutar por nossas causas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato