POLÍCIA CIVIL

Maceió registra 197 casos de maus tratos a animais em 2024

60% dos inquéritos resultaram em identificação e indiciamento dos responsáveis
Por Redação 21/10/2024 - 10:48

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Cadela Malu foi colocada na lixeira do condomínio
Cadela Malu foi colocada na lixeira do condomínio

A Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCAPA) registrou 197 casos de maus tratos a animais em Maceió este ano, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira, 21.

Segundo o delegado Robervaldo Davino, 60% dos inquéritos resultaram em identificação e indiciamento dos responsáveis, com alguns investigados já presos.

Do total, 154 casos envolvem maus tratos, quatro são de experiências dolorosas ou cruéis e 39 resultaram na morte dos animais.

O caso mais recente de destaque envolve o síndico e o zelador de um condomínio em Cruz das Almas, que foram indiciados por maus tratos.

A dupla é acusada de jogar uma cadela, chamada Mallu, na lixeira do condomínio no dia 13 de agosto deste ano. O ato foi registrado por uma advogada moradora do local. Mallu, que era alimentada pelos moradores há quatro meses, desagradava ao síndico.

Em outro caso, um homem foi preso em abril deste ano por abusar sexualmente de um cachorro. A delegacia também investiga crimes ambientais, como o descarte irregular de material hospitalar por uma falsa biomédica.

A Vigilância Sanitária de Maceió recolheu 20 kg de resíduos contaminados na Rua Eustáquio Luiz Alberto Barreiros, no bairro do Poço. O material incluía medicamentos vencidos e seringas usadas, configurando crime ambiental.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato