INVESTIGAÇÃO
Relator pede lista dos técnicos do IMA que concederam licenças à Braskem
Presidente do órgão, Gustavo Lopes presta depoimento à CPI no SenadoNa manhã desta quarta-feira, 13 de março, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem realiza audiências para ouvir depoimentos de autoridades responsáveis pelo monitoramento e fiscalização ambiental em Maceió.
A sessão teve início às 9h, e entre os depoentes está Gustavo Ressurreição Lopes, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, desde 2015.
O IMA é encarregado de realizar avaliações e conceder licenciamentos ambientais, e Gustavo Ressurreição Lopes revelou durante seu depoimento que sua gestão aplicou mais de 20 autuações de infrações contra a Braskem. A empresa está no centro das investigações da CPI devido aos impactos ambientais causados por atividades de mineração na região.
Segundo o diretor-presidente do Instituto, o IMA manteve licenças ambientais da petroquímica apenas se baseando em informações repassadas pela própria Braskem ao órgão. Declarou ainda que o IMA só fez estudo mais aprofundado após tremor de terra em 2019.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da CPI da Braskem, solicitou a lista de nomes de todos os técnicos envolvidos nas autorizações ambientais concedidas pelo IMA à Braskem.