BAIRROS AFUNDANDO
CPI da Braskem ouve ex-secretário de Minas e Energia
Alexandre Vidigal era responsável pela fiscalização da extração de sal-gemaFoi ouvido nesta terça-feira, 19, pela CPI da Braskem o ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira. Ele era a autoridade responsável pela fiscalização e monitoramento da extração de sal-gema na mina da empresa petroquímica em Alagoas.
Oliveira falou na condição de testemunha, conforme o requerimento (REQ 71/2024) apresentado pelo relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE).
A comissão parlamentar de inquérito foi instalada em dezembro de 2023 para investigar os danos ambientais causados em vários bairros de Maceió, pela Braskem.
A extração do sal-gema — que é utilizado, por exemplo, na produção de soda cáustica e fabricação de PVC — ocorre desde os anos 1970 nos arredores da Lagoa Mundaú, na capital alagoana. A atividade era realizada por outras empresas, como a internacional DuPont, mas passou a ser feita pela Braskem a partir de 2003, de acordo com o relator.