EFEITO BRASKEM
Pescadores denunciam falta de pagamento de auxílio por isolamento da Mundaú
Seis mil pescadores deveriam receber R$ 6.2 mil para amenizar crise por paralisação da pescaPescadores que ficaram impossibilitados de trabalhar por causa do colapso da Mina 18 da Braskem na Lagoa Mundaú, em Maceió, ainda não receberam o auxílio prometido pelo governo federal no valor de R$ 2.640,00. A promessa foi divulgada pelo governador Paulo Dantas no início de dezembro do ano passado, após uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília.
Na manhã desta terça-feira,9, pescadores estiveram reunidos na sede da Colônia Z4, em Bebedouro, para receber esclarecimentos sobre a liberação do auxílio. Segundo o presidente da Colônia Z4, Mauro Pedro dos Santos, o atraso no pagamento ocorre por problema no cronograma cujas datas diferenciam daquelas preparadas pela colônia e pelo banco pagador do auxílio.
Segundo o representante dos pescadores, o problema deve ser resolvido até o final desta semana para liberação do dinheiro na semana seguinte.
Por ocasião das discussões sobre o auxílio aos pescadores, o ministro dos Transportes, Renan Filho garantiu que os recursos seriam disponibilizados imediatamente, nos moldes do auxílio pago a pescadores afetados pela estiagem na Região Norte do país. Cerca de seis mil pescadores e marisqueiras que sobrevivem da atividade na Lagoa Mundaú foram afetadas pelo isolamento do manancial em dezembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, a Defesa Civil liberou parte da lagoa para a pesca e reduziu as restrições do tráfego de embarcações.
Publicidade
Continua após a publicidade