EFEITO BRASKEM

Pescadores denunciam falta de pagamento de auxílio por isolamento da Mundaú

Seis mil pescadores deveriam receber R$ 6.2 mil para amenizar crise por paralisação da pesca
Por Tamara Albuquerque 09/04/2024 - 16:12

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Situação da mina 18 após desabamento
Situação da mina 18 após desabamento

Pescadores que ficaram impossibilitados de trabalhar por causa do colapso da Mina 18 da Braskem na Lagoa Mundaú, em Maceió, ainda não receberam o auxílio prometido pelo governo federal no valor de R$ 2.640,00. A promessa foi divulgada pelo governador Paulo Dantas no início de dezembro do ano passado, após uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília.

Na manhã desta terça-feira,9, pescadores estiveram reunidos na sede da Colônia Z4, em Bebedouro, para receber esclarecimentos sobre a liberação do auxílio.  Segundo o presidente da Colônia Z4, Mauro Pedro dos Santos, o atraso no pagamento ocorre por problema no cronograma cujas datas diferenciam daquelas preparadas pela colônia e pelo banco pagador do auxílio.

Segundo o representante dos pescadores, o problema deve ser resolvido até o final desta semana para liberação do dinheiro na semana seguinte.


Por ocasião das discussões sobre o auxílio aos pescadores, o ministro dos Transportes, Renan Filho garantiu que os recursos seriam disponibilizados imediatamente, nos moldes do auxílio pago a pescadores afetados pela estiagem na Região Norte do país. Cerca de seis mil pescadores e marisqueiras que sobrevivem da atividade na Lagoa Mundaú foram afetadas pelo isolamento do manancial em dezembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, a Defesa Civil liberou parte da lagoa para a pesca e reduziu as restrições do tráfego de embarcações.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato