Craíbas

Defesa Civil e mineradora Vale Verde afirmam não existir riscos à barragem

Segundo os relatórios apresentados, a 'montanha' que desabou é uma pilha de material estéril
Por Assessoria 17/05/2024 - 09:02

ACESSIBILIDADE

Divulgação/Vale Verde
Mineradora Vale Verde, em Craíbas, no interior de Alagoas
Mineradora Vale Verde, em Craíbas, no interior de Alagoas

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) recebeu, nesta semana, os relatórios técnicos da Defesa Civil do Município de Craíbas e da Mineradora Vale Verde (MVV) informando sobre a situação de segurança da área que sofreu desmoronamento no começo deste mês. De acordo com os dois relatórios, a pilha de material que sofreu desmoronamento não possui materiais que causem risco ambiental e não traz riscos à barragem localizada dentro da mineradora.

A avaliação responde aos questionamentos feitos na última semana pela Defensora Pública Bruna Cavalcante, após vídeos, que circularam na internet, mostrarem o desmoronamento de uma pilha de material estéril ocorrido no último dia 07 de maio. Diante da resposta apresentada, a Defensoria Pública seguirá acompanhando de perto a situação, a fim de atuar de forma administrativa ou judicial, caso seja constatada alguma situação futura que possa trazer riscos à população.

Conforme ofício enviado pela MVV, a “montanha” que desabou no último dia 7 de maio é formada por material rochoso estéril, que é depositado em bancadas e drenado. O deslizamento teria ocorrido devido à erosão desse monte porque a bancada ainda não estaria finalizada. Contudo, ainda segundo a mineradora, a situação não traz riscos de soterramento ou de escoamento desse material para dentro da barragem, pois elas estão localizadas em áreas diferentes da empresa, distantes mais de 4 km.

As afirmações da empresa foram atestadas pela Defesa Civil do Município de Craíbas, que também afirmou que não há possibilidade de escoamento do material para a barragem.


Encontrou algum erro? Entre em contato