Operação Fogo Amigo
PF realiza operação contra venda ilegal de armas em Alagoas, BA e PE
PMs, CACs e lojistas forneciam armas e munições para facçõesA Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 21, a Operação Fogo Amigo, mobilizando 325 agentes para cumprir 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão na Bahia, Pernambuco e Alagoas.
A ação visa combater uma organização criminosa composta por agentes de segurança pública, CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores), empresários e lojas que comercializam armas de fogo, munições e acessórios de forma irregular. Os acusados forneceriam armas para facções criminosas, conforme apurou a PF.
Além das prisões e apreensões, a operação também determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados. Três lojas envolvidas na venda ilegal de material bélico tiveram suas atividades econômicas suspensas.
O Exército Brasileiro colaborou com a operação, fiscalizando outras lojas de armas, munições e acessórios controlados em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Os investigados enfrentarão acusações de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com penas que podem chegar a 35 anos de reclusão.
A operação é conduzida em parceria com o Gaeco Norte (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado da Bahia e outros órgãos de segurança.
Publicidade