comunicação

Ex-marqueteiro de Rui Palmeira é cotado para assumir ministério de Lula

Publicitário, já conhecido em Alagoas, só aceita cargo com autonomia total na pasta
Por Redação 16/12/2024 - 08:05

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Sidônio Palmeira com Lula
Sidônio Palmeira com Lula

O publicitário Sidônio Palmeira, responsável pela campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022, é o principal nome cotado para assumir o Ministério da Comunicação Social (Secom). Sidônio, que já teria sinalizado seu interesse em aceitar o cargo, condiciona sua aceitação à garantia de total autonomia para conduzir as ações da pasta.

Conhecido em Alagoas como o marqueteiro do ex-prefeito Rui Palmeira, com quem mantém uma relação de parentesco distante, Sidônio atualmente reside na Bahia e tem uma carreira consolidada na área de comunicação. No entanto, ele deixou claro a interlocutores que só aceitaria o cargo caso tenha liberdade plena de atuação, sem ingerências internas, como as críticas direcionadas à primeira-dama, Janja da Silva.

Atualmente, a Secom é comandada por Paulo Pimenta, que, segundo fontes do governo, deve ser realocado para outro ministério, possivelmente a Secretaria-Geral da Presidência. Sidônio, caso aceite o convite, teria que deixar suas atividades empresariais e transferir-se para Brasília para exercer a função de ministro.

Embora ainda não tenha recebido um convite formal, Sidônio é uma figura frequente no Palácio do Planalto, sendo chamado em momentos críticos para auxiliar em crises de comunicação e colaborar em discursos importantes. A última vez que o publicitário foi convocado foi para ajudar na elaboração do pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o pacote de corte de gastos. 

A pedido de Lula, Sidônio teve um papel importante na redação do discurso, que foi supervisionado por Pimenta e contou com a colaboração de outros profissionais, como o publicitário Otávio Antunes, responsável pelo slogan "Brasil mais justo" adotado por Haddad. Sidônio também esteve por trás de ideias importantes, como a inclusão da isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil por mês no discurso de Haddad. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato