POLÍTICA

Integrantes do governo estão divididos em relação a Lira virar ministro

Avaliação é que uma eventual nomeação poderia desgastar relação com apoiadores de Lula
Por Redação 02/01/2025 - 17:20

ACESSIBILIDADE

Lula Marques/ Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Integrantes do governo e da base governista estão divididos em relação à possibilidade de nomeação de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, para um ministério. Entre parlamentares petistas mais alinhados ao partido, há a preocupação de que a nomeação de Lira possa gerar desgaste com eleitores do presidente Lula e do PT. Por outro lado, integrantes da ala política do governo consideram que a entrada de Lira no Executivo poderia consolidar uma base mais sólida no Congresso Nacional. Esses defensores argumentam que seria necessário ampliar a participação de partidos de centro na Esplanada dos Ministérios. As informações fora divulgadas pelo site da CNN.

O PP, partido de Arthur Lira, tem indicado a intenção de ampliar seu espaço no governo em 2025. Atualmente, o partido comanda o Ministério do Esporte, ocupado por André Fufuca (PP-MA), mas mira pastas mais influentes, como o Ministério da Saúde ou o Ministério da Agricultura. Segundo apuração da âncora da CNN Tainá Falcão, o PP tem demonstrado interesse em controlar uma dessas pastas no próximo ano.

A possibilidade de Lira assumir um ministério ganha relevância considerando seu futuro político após fevereiro, quando deixará a presidência da Câmara. Membros influentes do PP afirmam, de forma reservada, que trabalharão para garantir maior protagonismo para o deputado alagoano.

O Ministério da Saúde, em particular, tem sido alvo de interesse de partidos do centrão. Além disso, há insatisfação dentro do governo com o desempenho da atual ministra, Nísia Trindade, o que poderia abrir caminho para uma troca no comando da pasta.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato